segunda-feira, 30 de julho de 2012

Éfeso - Turquia


Éfeso (em grego clássico: Ἔφεσος; em latim: Ephesus; em turco: Efes) foi uma cidade greco-romana da Antiguidade situada na costa ocidental da Ásia Menor, próxima à atual Selçuk, província de Esmirna, na Turquia.
Foi uma das doze cidades da Liga Jônia durante o período clássico grego.
Durante o período romano, foi por muitos anos a segunda maior cidade do Império Romano, apenas atrás de Roma, a capital do império. Tinha uma população de 250 000 habitantes no século I a.C., o que também fazia dela a segunda maior cidade do mundo na época.
A cidade era célebre pelo Templo de Ártemis, construído por volta de 550 a.C., uma das Sete Maravilhas do Mundo. O templo foi destruído, juntamente com muitos outros edifícios, em 401 d.C. por uma multidão liderada por São João Crisóstomo. O imperador Constantino I reconstruiu boa parte da cidade e ergueu novos banhos públicos, porém a cidade foi novamente destruída parcialmente por um terremoto, em 614. A importância da cidade como centro comercial diminuiu à medida que o seu porto começou a ser assoreado pelo rio Caístro (Küçük Menderes, em turco).
Éfeso foi uma das Sete Igrejas da Ásia citadas no livro bíblico do Apocalipse. O Evangelho de São João pode ter sido escrito na cidade, onde também se encontra um grande cemitério de gladiadores.
O sítio arqueológico encontra-se a três quilômetros a sudoeste da cidade de Selçuk, no distrito homônimo da província de Esmirna. As ruínas de Éfeso são um importante ponto turístico internacional da região.
(Fonte: Wikipédia)


sexta-feira, 27 de julho de 2012

Praia do Burgau


Localizada a apenas 10 minutos de distância de Lagos, Burgau é um local que poucos visitam uma só vez.
É uma vila hospitaleira e bem preservada, que tem uma bonita praia.
É um local muito frequentado por quem faz mergulho e pesca e por turistas estrangeiros.
Bons restaurantes, preços razoáveis.
Vale a pena a viagem até lá.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Casos estranhos



Hoje, ao ler o Público, fiquei impressionado com duas notícias.

primeira diz respeito a uma televisão privada no Egipto, a Maria TV, onde as apresentadoras usam burca.
Não resisto a reproduzir um dos parágrafos da notícia do Público: "Numa era de novas liberdades no Egipto pós-Mubarak, as mulheres que usam niqab e que foram durante anos oprimidas social e politicamente esperam agora ocupar um novo lugar na sociedade. Embora o Egipto seja uma sociedade profundamente conservadora e predominantemente muçulmana, as mulheres que usam niqab sempre se queixaram de discriminação no mercado laboral, na educação e noutras áreas. Shahin espera que o canal, que foi lançado no passado fim-de-semana para marcar o primeiro dia do Ramadão, mostre às pessoas que "há mulheres de sucesso que usam o niqab"."
Enfim, opções de cada um !

segunda, por razões opostas, ainda me impressionou mais.
Lal Bibi é uma moça afegã que foi sequestrada e violada por um qualquer bandido.
Ela e a família seguem um código de conduta muito peculiar.
Diz a  notícia que "... Em casos como este, o código estipula que se uma mulher manteve relações fora do casamento (ainda que forçada) desonrou a família e, portanto, deve suicidar-se para evitar que a desonra se estenda à sua família. Caso não o faça, compete ao pai e aos irmãos fazê-lo."
Ao que parece a família não quer a moça morta e vai lutar em tribunal pela sua vida.
Será que algum tribunal civilizado a condenará à morte ?

Capadócia


A Capadócia é uma região da Turquia conhecida por sua singular paisagem lunar e as suas cidades subterrâneas ou escavadas nas rochas.
Vulcoes activos ha milhões de anos, deixaram uma camada de 150 m de espessura de lava. Os rios, chuvas, tempestades de neve e ventos fortes modificaram a paisagem criando assim as incríveis formações rochosas que se encontram na região.
Durante a época romana a área serviu como um refúgio para os primeiros cristãos que escaparam às perseguições.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Zona Ribeirinha de Entre Pontes

Zona recentemente recuperada, situada entre a ponte rodoviária e a ponte ferroviária de Portimão. Aqui se situam os típicos restaurantes das sardinhas de Portimão, muito concorridos nas noites quentes de verão. Um local a visitar. Por mim aconselho o Vô Filipe.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

terça-feira, 17 de julho de 2012

Arquitectura andaluza


El Rocio - Andaluzia - Espanha

Bispo das Forças Armadas



"O bispo das Forças Armadas, D. Januário Torgal Ferreira, considera que o Governo liderado por Passos Coelho é “profundamente corrupto” e compara “alguns” ministros a “diabinhos negros”, por oposição aos “anjos” que integraram o anterior Executivo." (Jornal Público e foto da net)

Quem é este senhor ? Um padre da Igreja Católica que tem dela os seus proventos (é normal), que ganha como Oficial General (pagamos nós), que tem secretário, carro, motorista (pagamos nós)…
Era bom que se lembrasse que os seus "anjos" nos deixaram como estamos.
Era bom que se lembrasse que tem um estatuto privilegiado em relação aos representantes de outras religiões. Ou será que Portugal não é um país laico ?
Só me apetece dizer: Valha-me Deus !!!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Freeport - A culpa morre solteira


Absolvição … indemnização ! Pagamos todos nós !
Procurador do Ministério Público … quem lhe pede responsabilidades ?
Realmente vivemos num país sem lei e sem pudor.
Mas pagamos !!!

Ocorre-me uma frase de uma advogada quando, por um acidente de trabalho mortal, um trabalhador "pequenino" estava a ser julgado. Disse, apontando o réu: "… podem V. Exas condenar ou absolver aquele senhor mas, sempre vos digo, que os principais responsáveis não estão sentados naquelas cadeiras".

(Fonte Público - Foto da net)

sábado, 14 de julho de 2012

Macaco de Gibraltar


O macaco-de-gibraltar (Macaca sylvanus) é um macaco do Velho Mundo que se encontra actualmente em algumas zonas reduzidas dos Montes Atlas no norte de África e no Rochedo de Gibraltar, no sul da Península Ibérica. É o único primata, além do homem, que pode encontrar-se actualmente em liberdade na Europa.
É um pequeno quadrúpede, nunca superior a 75 centímetros de comprimento e 13 quilogramas de peso. O corpo está coberto de pêlo pardo-amarelado, ligeiramente acinzentado em alguns indivíduos. O rosto, pés e mãos são de cor rosada, e a cauda é apenas um vestígio pouco visível à distância. Os machos são maiores que as fêmeas.
São animais diurnos e omnívoros, que vivem em bosques mistos até mais de 2100 metros de altitude. Movem-se constantemente em busca de frutas, folhas, raízes ou insectos, em grupos de entre 10 e 30 indivíduos de estrutura matriarcal dirigidos por uma fêmea.
Como parte do património de Gibraltar, a alimentação e sobrevivência dos macacos foi da responsabilidade da Royal Navy, até ter sido cedida ao governo gibraltino em 1991. A tradição popular diz que enquanto os macacos persistirem em Gibraltar, este continuará sob domínio britânico, pelo que se chegou ao ponto de, durante a Segunda Guerra Mundial, quando se temia uma possível invasão Hispano-Germânica, o próprio primeiro-ministro britânico Winston Churchill ordenar a vinda de várias dezenas de exemplares do norte de África, para assegurar a sobrevivência da sua exígua população. (fonte Wikipédia)



quarta-feira, 11 de julho de 2012

O PASQUIM


Luís Figo estava a jogar golfe.

Como diria o compadre alentejano: "Deu-lhe a mijanera".

O PASQUIM captou  o "sensacional momento" e publicou.

O povo gostou e o PASQUIM vendeu.

[…] Viva a notícia !!!
A chafúrdia social de que o povo tanto gosta.
O espectáculo da devassa … […]

Temos o que merecemos.


sábado, 7 de julho de 2012

Remoinho


Futebol Clube do Porto - Despudor


Hoje ouvi uma notícia que, francamente, me deixou de boca aberta.
A equipa do Futebol Clube do Porto vai partir para a Suiça, onde fará o estágio de início da 1ª Liga.
Julguei que se tratava de uma brincadeira.
Fui confirmar no site do clube.
E lá está: "O FC Porto cumpre, este sábado, o último treino antes da partida para o estágio na Suíça."
Depois do espanto veio a indignação !!!
Que me perdoem os adeptos portistas, mas numa altura em que Portugal necessita tanto de apoio económico, como é possível este despudor ???
Será que neste país não há um lugar com qualidade para estes senhores treinarem ???
É preciso ir para a Suiça ???