sexta-feira, 21 de março de 2008

O Senhor Ministro e os cães


O Senhor Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Dr. Jaime Silva, veio revolucionar o mundo da canicultura portuguesa com a perspectiva da proibição de criação das raças que ele, Senhor Ministro, considera perigosas.
Ao que parece são elas ( e para já ): Pittbul, Rottweiler, Fila Brasileiro, Dogue Argentino, Stafordshire Terrier Americano, Staforshire Bull Terrier e Tosa Inu.
Para além de uma boa formação em Economia (acredito que a tenha) e de aceitável experiência no mundo da agricultura (é o que diz o seu curriculum), desconheço se o Senhor Ministro é criador ou proprietário de cães. O curriculum publicado na página do Governo é omisso quanto a esse desiderato e por isso creio que não o será.
Deduzo pois, e creio que com alguma legitimidade, que o Senhor Ministro decide, neste campo, com base nas informações e conselhos que lhe chegam dos seus assessores.
Pois parece que o Senhor Ministro anda mal informado e aconselhado, já que não vislumbro a razão da escolha destas 7 raças do mundo canino e da não inclusão de outras que poderão ser também consideradas perigosas, como sabe qualquer leigo na matéria.
Será que o Senhor Ministro não acha potencialmente perigosos os Mastins, os Pastores Alemães ou os Dobermann ?
Será que o Senhor Ministro não acha potencialmente perigosos os nossos Pastores da Serra da Estrela, os Rafeiros Alentejanos, os Cães de Castro Laboreiro, para já não falar nos Fila de S. Miguel ?
Claro que falar de raças portuguesas potencialmente perigosas é politicamente incorrecto. Eu sei, Senhor Ministro !! Todos nós sabemos disso !!
Como o compreendo Senhor Ministro ...
Como é fácil ser-se Ministro ( da Agricultura, da Educação, da Saúde... ) nos tempos que correm...
Só é preciso propagandear trabalho, seja ele bom ou completamente absurdo (para não adjectivar de outra maneira mais dura).
Como entendo a hipocrisia deste Governo...
Sempre lhe digo, Senhor Ministro:
O que há por aí é gente que não merece sequer ter o amor de um cão.

1 comentário:

  1. Gosto deste Blogue, Porra!
    Virei cá dentro das minhas possibilidades.

    ResponderEliminar