domingo, 16 de maio de 2010

Roubo - TMN - Bionet

Há uns dias comecei a receber no meu telemóvel mensagens escritas de um número que eu não conhecia. O número só tem 5 dígitos e é o 68922.
Primeiro julguei que teria havido algum engano, mas, porque as mensagens continuaram, contactei o Apoio TMN.

Surpresa !!!

Foi-me explicado que os SMS tinham origem numa empresa de nome BIONET (bionet.biz), e que eu teria que responder com um SMS com a palavra STOP (em maiúsculas), o que não fiz uma vez que todas as mensagens recebidas eram um convite à resposta.

Disseram-me que eram serviços de valor acrescentado que eu teria subscrito (o que nunca fiz, pois nunca dei o meu número de telemóvel pela internet) ou alguém o teria feito por mim e que me eram debitados 2€ + IVA por cada mensagem que eu recebia.

Contestei opinando que a TMN também teria responsabilidades neste abuso (para não lhe chamar roubo) e responderam-me que o cliente é que tinha que pedir o barramento das chamadas de valor acrescentado (voz e sms) à sua operadora. Isto segundo um tal Decreto-Lei 63/2009.

Ainda não li o Decreto-Lei, mas acho extraordinário que nos possam "entrar no bolso" de forma legal sem que o autorizemos previamente.

O que chamar a isto ? Roubo, furto, vigarice autorizada?

Atenção meus amigos:

Enviem uma carta ou email para a vossa operadora, com o vosso número de telemóvel e o número de conta, a pedir o barramento de todos os serviços de valor acrescentado (voz e sms) para não ficarem sujeitos a isto.

11 comentários:

  1. Bonito, bonito...Gostei muito, não só de seu blog, mas também do que escreve. tem muita coisa que me esclarece par me manter ligado.
    Siga os meus, tem de tudo e alguma poesia de minha autoria. Vá para:

    www.congulolundo.blogspot.com
    www.queriaserselvagem.blogspot.com

    Um forte abraçõ

    ResponderEliminar
  2. Jorge,
    também já fui vitima dessa coisa!
    Lamentavelmente, só me apercebi da dedução dos 2€, após ter recebido 2 ou 3 mensagens!
    Enfim!!!
    Beijinho e muito obrigada pelo aviso a terceiros.Para mim, o aviso já não vem a tempo!

    ResponderEliminar
  3. JORGE

    Muito obrigado!
    Finalmente sou esclarecido das facturas ESCANDALOSAS que há dois meses recebo !!!

    Estou imensamente grato pela sua informação e por nos dizer CLARAMENTE o que TEMOS de Fazer.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Neste País somos roubados a torto e a direito e as operadoras telefónicas são verdadeiros gatunos para não fugirem á regra.

    ResponderEliminar
  5. Engraçado, (que não tem graça nenhuma) últimamente tenho recebido muitas msgs da TMN, mas quando vejo que é propaganda, apago! Mas este nº não me é estranho! Tenho de começar a tomar conta nas msgs! Mas eu não tenho conta, o meu telemóvel é de carregar na multibanco, será que também me andam a cobrar por essas propagandas que me enviam???!!! Tenho de ver bem isso!!!
    Tá boa!!! Era o que faltava era isso mesmo!!!
    Obrigada pela informação.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  6. Pois é Céu. Se calhar estão mesmo a descontar nos carregamentos. O melhor é ir a uma loja TMN e esclarecer isso.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada...sem dúvida prestarei mais atenção.
    Boa semana
    Cumprimentos
    Glória

    ResponderEliminar
  8. Jorge
    Eu fui durante muitos anos cliente da VODAFONE, e deixei de ser a partir do momento em que lá fui reclamar e eles nada fizeram.
    Cruzam os braços e dizem-nos o que lhe disseram a si.
    O conselho que aqui deixo, é de que, não abram de forma alguma mensagens cuja origem não conhecem, pois assim que as abrem ficam de imediato sem o vosso dinheiro.
    Obrigado amigo pela informação.
    Abç
    G.J.

    ResponderEliminar
  9. obrigado!tambem tenho recebido ultimamente mensagens desse numero telefone!
    ainda bem que procurei que numero é este e vim parar aqui!
    a sua enformação é de um valor imenso e esta a judar imensas pessoas tais como eu desempregadas que sabe Deus o sacrificio que é carregar um telemovel para estes vigaristas andarem depois a robar!
    é uma vergonha !o nosso pais esta uma lastima somos robados as claras ,na nossa cara e temos que ficar de braços cruzados'
    eu tenho a sorte de não ter saldo no telefone,o azar de usar este contacto a muito tempo e toda a gente empresas etc terem este contacto,agora se pelos vistos a vodafone nao faz nada!tenho que mudar de operadora e de contacto telefonico o que é uma chatice tremenda!o que posso fazer?alterar o nr?

    ResponderEliminar
  10. Ricardo: Eu expliquei como fazer: "Enviem uma carta ou email para a vossa operadora, com o vosso número de telemóvel e o número de conta, a pedir o barramento de todos os serviços de valor acrescentado (voz e sms) para não ficarem sujeitos a isto."

    ResponderEliminar
  11. obrigado,eu estranhei a insistencia e a forma sedutora das sms,mas á terceira sms notei que era um modelo de fisganço,economico,vou seguir seu conselho,obrigado

    ResponderEliminar