quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Photoshop ! Sim ou não ?

Eu nunca, até hoje, tinha usado o Photoshop. Nem sequer o tinha instalado no meu computador.
Toda a gente fala dele, quase todos os fotógrafos o usam.

Resolvi experimentar.

Não é fácil, é pouco amigável, exige muito trabalho até se conseguir fazer alguma coisa decente.
Calculem que há uma cadeira, em certos cursos nas faculdades, onde se aprende a trabalhar com ele !!! Estranho ???!!!

Resolvi fazer um ensaio: retirar um poste que estragava uma das minhas fotos e que era impossível evitar no enquadramento. O resultado está à vista. É o antes e o depois.

Pergunto: é um avanço na arte fotográfica ou um crime ?
Venham as opiniões, por favor



Clique na imagem para ampliar


Clique na imagem para ampliar

15 comentários:

  1. Olá

    Eu também não utilizo, pessoalmente acho que deve haver um limite para tudo, do meu ponto de vista a partir do momento em que as fotografias mostram mais além do que lá estava, deixa de ser fotografia para ser outra coisa qualquer.

    Se retirar o poste mudou o que lá estava?, sim, mudou, mas não mudou a essência da fotografia, é uma fronteira difícil de traçar.

    Eu utilizo o Picasa, que para além crops e ajustar contrastes dá para muito pouco, é claro que muitas das minhas fotografias seriam muito "melhores", mais nítidas, mais coloridas ou luminosas, mais detalhadas, se passassem pelo Fotoshop, mas fotografia não foi o que saiu da máquina?.. o que sai do fotoshop será fotografia?

    Jorge Soares
    Http://momentoseolhares.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  2. Amigo Gaspar.
    Ou eu não estou a ver bem, ou esta foto foi tirada no "Sitio" na Nazaré. Quanto ao photoshop, a fotografia melhorou. Mas também sou de opinião, e chego à conclusão de que o candeeiro não devia estar naquele lugar.
    Um abraço
    Victor Gil

    ResponderEliminar
  3. Pois é no Sítio (da Nazaré!!). Esta foto faz-me lembrar que tenho algumas saudades de ver o mar...
    O photoshop é segundo muitos, uma autêntica máquina de transformação da imagem. Eu não o tenho instalado. Tenho outros mais simples... Acho que a verdadeira essência da fotografia está na sua naturalidade e espontaneidade. Tudo é resto, acaba por ser artificialismo a mais e eu não gosto muito, sinceramente.

    ResponderEliminar
  4. Olá Amigos

    Obrigado pelas vossas visitas e comentários.

    Como eu disse no post isto foi uma experiência, a minha primeira com Photoshop.
    Eu nunca o tinha utilizado.
    Sempre usei o Aperture da Apple, que não permite este tipo de manipulações (as colagens).
    Aliás, neste caso a passagem para o p&b foi feita no Aperture e no Photoshop limitei-me a tirar o "abençoado" candeeiro :)

    Mas quando vejo excelentes fotografias a preto e branco, feitas há pouco tempo, por fotógrafos de nomeada, pergunto-me se eles utilizam a opção monocromática da câmara ou se editam as fotos que a câmara tirou a cores.

    Até onde é que podemos ir hoje, com a fotografia digital e os editores de imagem, sem ferir a identidade da arte fotográfica ? Qual é a fronteira ?

    Victor Gil: A foto não é do nosso amigo Gaspar :) É minha. Fomos os dois passear até à Nazaré. Mas ele fez fotos bem melhores do que as minhas :) o que não é de admirar porque eu sou um aprendiz ao pé dele. E tenho aprendido muito com ele.

    ResponderEliminar
  5. EU CÁ SÓ USO, MAS TENHO OS MEUS LIMITES, NUNCA ALTERO UMA FOTO RADICALMENTE, COMO NA PINTURA JÁ NEM SEI O QUE ORIGINAL OU "PLÁSTICO" FEITO ÁS "CARRADAS" TAL É A PERFEIÇÃO DAS IMITAÇÕES, PERDE-SE A NATURALIDADE O REAL, E É NISSO QUE A FOTO É BELA, TRANSMITIR A REALIDADE,PODERMOS VIVER O MOMENTO, NÃO ENGANAR

    ResponderEliminar
  6. Amigo Jorge.
    Desculpa a troca de nomes. Às vezes se confundem. Não são irmãos? Rsrsrsrsrsrs....
    Já agora uma ideia: Que tal enviar estas fotos ao Presidente da Câmara da Nazaré, para ele tirar o dito cujo da frente da igreja?
    Um abraço.
    Victor Gil

    ResponderEliminar
  7. Bean Fely

    Eu não queria dar a minha opinião porque aquilo que queria era tão só despoletar a discussão. Mas sempre lhe digo que estamos muito próximo. A edição de fotografias digitais é hoje uma realidade ou até uma norma que não podemos ignorar. Mas não se pode exagerar, que é o que acontece em grande parte das vezes. Abraços.

    Victor
    Eu não me ofendo por isso. O Gaspar é que pode ficar ofendido por lhe darem a paternidade de fotos sem categoria como as minhas (rsrsrsrsrs)
    Realmente, por este país fora, não há o mínimo sentido estético. Ou são postes, ou são cabos elétricos (novo acordo ortográfico rsrs). Enfim, vamos andando. Abraço

    ResponderEliminar
  8. Jorge
    Boa noite, agora entro eu na conversa, agradável conversa diga-se desde já.
    Eu não me considero um "purista", mas respeito todos os que o são, também não tenho instalado o photoshop, mas não deixo de mexer nos contrástes, cortar um pouco aqui ou ali, enfim, tudo o que sempre fiz nas impressões analógicas ao longo de mais de trinta anos.
    O que mais importará, é que tudo o que fazemos seja do nosso agrado, porque no fundo as fotos são para nós, embora depois as compartilhemos com outros.
    Felizmente conheço bem o amigo Jorge Reis e louvo a sua autenticidade ao colocar a debate uma ou outra experiencia que vai fazendo.
    Porque há muito fotógrafo que manipula as suas fotos, mas não assume que o faz.
    De resto,a foto sem o inestético candeeiro ficou muito bem.
    Repito mais uma vez, que o Médico/Fotógrafo Jorge Reis me deixa pasmado com a sua evolução fotográfica.
    Parabéns amigo
    G.J.

    ResponderEliminar
  9. Jorge, na realidade o Photoshop é apenas um estudio de revelação digital digamos assim. Alteração de fotografia é outro campo que também pode ser explorado pelo programa. No caso da tua foto o candeiro deve permanecer.

    ResponderEliminar
  10. Ora cá vai a minha opinião:
    Concordo com tudo o que disse o Gaspar e só tenho pena de não saber trabalhar com esse programa. O photoshop faz maravilhas, mas eu nem me dignei experimentar! O meu marido tem-o instalado e já tem experimentado, mas diz que é muito difícil, demaneira que eu ainda não tive curiosidade de aprender!! :)) Uso o Paint Net para dar um jeitinho às fotos, se for preciso. Ás vezes nem é preciso nada, outras vezes é só endireitá-las ou cortá-las e para isso uso o Microsoft Office Picture Manager. De qualquer maneira não critico quem usa qualquer programa, seja ele qual for para embelezar as imagens, desde que não alterem a originalidade da fotografia.
    Neste seu caso, gosto da imagem, com candeeiro ou sem ele! Acho que "neste caso" o candeeiro não estraga a foto!
    Parabéns pela sucesso da experiência! Continue que nós também queremos aprender!! :)))))))))))
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Nunca usei nenhum programa de fotografia mas não censuro que o use.

    ResponderEliminar
  12. É isso mesmo.
    Só que eu já me manifestei aqui há muito muito tempo. Hoje vou apreciar as opiniões dos outros.

    Convido-o a ver mais algumas das minhas fotos e pergunto-lhe se alguma vez visitou pelo mundo, um MUSEUM OF BROKEN RELATIONSHIPS.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Olá Querido Jorge,
    A foto sem o poste é mais bonita, pois podemos apreciar melhor a construção, mas sinceramente,eu prefiro o modo natural das coisas, sem alteração.
    Pérolas a você.

    ResponderEliminar
  14. Olá Jorge,
    Sou leiga em técnicas de fotografia...apenas gosto de apreciar...
    Mas no meu ver não haveria qualquer problema em utilizar o Photoshop desde que houvesse um registo permanente em como essa mesma foto foi modificada digitalmente....desculpem a minha ignorância...não sei se esse método já existe ou não...!?
    Ao haver esse registo para mim não haveria qualquer tipo de problema...contudo à limites...não exegeremos nas modificações!

    ResponderEliminar
  15. E ae bl, legal

    Passando deixar meu blog pra quem quiser dar um pitaco voltado a area do CS5.

    now-entretenimento.blogspot.com

    Ari VLW

    ResponderEliminar