quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Gripe A

O Bastonário da Ordem dos Médicos falou finalmente sobre a Gripe A.
Disse que não há razões para alarme, que é uma doença banal, pouco letal.
Peca por falar tarde. E parece que ainda fala a medo.
Já todo o mundo se apercebeu do exagerado "dramatismo" a que se levou o problema, quer pela comunicação social, quer pelo Governo.
Com franqueza vos digo que me irritou a forma como o nosso Director-Geral de Saúde se comportou por várias vezes, quer como alto responsável do Estado, quer como médico, afirmando frequentemente: "... haverá mortes ...".
Irritou-me a forma como a Ministra da Saúde, trocando as palavras e sem uma linha clara e coerente de raciocínio como é seu apanágio, alarmou os portugueses.
No fim de toda esta comédia, pergunto-me quem ganhou.
Os laboratórios certamente.
O Governo também, quando aparece aos olhos dos portugueses como o "salvador da pátria" tentando passar a ideia de atentos e diligentes defensores do interesse público.
Pura propaganda !!! Porca política !!!

8 comentários:

  1. En España pasa lo mismo.
    Todos los gobiernos se quieren enriquecer vendiendo el Tamiflu que, según dicen, es anís estrellado, pero detrás está el laboratorio más potente del mundo y detrás, los políticos norteamericanos igual de potentes. Juegan con nuestra salud.
    Un abrazo,

    ResponderEliminar
  2. Jorge,
    a semana passada estive em casa por sugestão médica, por ter me dirigido ao hospital com sindrome gripal (sasonal)...
    Claro que trabalhando eu num hospital, não poderia desleixar-me de tal situação, mas nunca pensando que as suspeitas fossem Gripe A ... pois ainda hoje não sei, mas sei que até 2 telefonemas me fizeram sabendo a evolução do diagnóstico porque fazer a análise para depiste ficaria mais caro e eu de atestado saíria mais barato ao estado (descontam dias) rsssss

    Qualquer das maneiras as eleições ja foram e as precauções continuam...que falará verdade? no entanto é incógnito para todos nós, quando se sabe de mortes por Gripe A de pessoas que eram saudáveis...
    Eu sempre achei um exagero neste alarmismos, mas uma coisa é certa, a minha Gripe foi diferente do habitual, não que sintomas fossem mais fortes mas ainda hoje me sinto combalida...

    Concordo consigo, mas há que prevenir sem dramatismos, porque os portugueses tem por hábito de só agirem depois de já acontecer... talvez por não estarmos habituados, estranhamos estas preocupações e as julgamos como exageradas...será? nunca estamos contentes com nada e isto também é prova disso. A ver vamos o desfecho para vermos quem teria razão... eles ou nós que os criticamos!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Há que prevenir sem dramatismos, exactamente.
    Mas o que se vê por todo o lado, é um verdadeiro desassossego.
    Parafraseando algo que li num blog que já não sei onde:se esta Gripe está finalmente criando hábitos de higiene nos portugueses tais como lavar as mãos antes de comer e depois de utilizar a casa de banho,não cuspir para o chão nem tossir na cara do vizinho, então já valeu a pena o alarmismo.
    :)

    ResponderEliminar
  4. Olá :)*

    Por enquanto ainda não me deixei afectar pelo alarmismo, até porque duvido que uma qualquer gripe faça grande mossa numa endiabrada da minha estirpe ihihihi

    ResponderEliminar
  5. Aaaaaaaaaaaaaaaah!
    Mas que descontração!Então? pelo menos valeu a pena para ensinar toda a santa gente a lavar as mãos!E para que todos olhassem para nós quando espirramos!E para juntar pessoas e formar equipas para elaboraçao de um plano...Afinal, isto já trouxe benefícios.Alguma coisa neste país foi planeada...
    Deixem os gabinetes começarem a não ser arejados...Vai ser bonito!

    Nada de alarmismos, histerismos ou outros ismos afins.Basta que cumpramos regras básicas de higiena pessoal e algum comportamento social mais distante(sem abraço, sem beijinho, sem aperto de mão), e tudo não vai passar dum grande susto.
    Eu não quero o vírus.Mas previno-me contra ele!
    Beijiho terno8 poruqe virtual)

    Ora!Ora!

    ResponderEliminar
  6. Quem será dispensável?
    http://chazadas.blogspot.com/2009/10/dispensavel.html

    ResponderEliminar
  7. Resta saber se não há pessoas no Governo a receber dinheiro das farmacêuticas…

    ResponderEliminar
  8. a gripe e outrso terrores e a inação de todos nos diante deste capitalismo selvagem vejam www.resistenciabr.org

    http://resistenciabr.zip.net

    ResponderEliminar