"A serra é agreste, primitiva, mas tem carácter, sem dúvida. Comprazes-te em pintar-lhe as virtudes e encantos sem sombras, e não serei eu que te acoime de parcial. As tintas escuras são para o novelista e tens razão. Decerto que eu, ao chamar-lhe Terras do Demo, não quis designá-las por terras do pecado, porque o pecado seja ali mais grado ou revista aspecto especial que não tenha algures. Nada disso. A serra é portuguesa no bem e no mal. Chamei-lhe assim porque a vida ali é dura, pobrinha, castigada pelo meio natural, sobrecarregada pelo fisco mercê de antigos e inconsiderados erros e abusos, porque em poucas terras como esta é sensível o fadário da existência. Só por isto". (Prefácio de Aquilino Ribeiro ao livro do Pe. Manuel da Gama "Terras do Alto Paiva", 1940)
Aqui pude rever a imensa albufeira de Pisões e os Cornos do Bico e toda a paisagem que tanto contém um quê de mistério, como outro tanto de maravilhoso encantamento.
ResponderEliminarMestre Aquilino descreve, para a época, muito bem o retrato desta área de que sou um apaixonado.
Diria melhor, se dissesse que ele as pintou numa tela a que chamamos de livro.
Um abraço.
Querido amigo Jorge, muito obrigada pelo seu tão simpático comentário às minhas fotos lá no meu blog. Fico contentíssima, muito obrigada! Mas que hei-de dizer da excelência das suas, mestre!...
ResponderEliminarBeijinho
Belas imagens Jorge! Portugal tem terras muito bonitas...
ResponderEliminarObrigada pela sua visita e bem aparecido seja :)
Beijinho
Olá Jorge
ResponderEliminarVejo que tirou uns bem merecidos dias de férias.
Terras do Dêmo... Já lão vão uns anitos que tive o prazer de fazer uma reportagem fotográfica em casa de AQUILINO RIBEIRO para a Noticias Magazine.
Na altura, o inverno estava rigoroso e não tive oportunidade de ver algo mais que a linda casa do mestre Aquilino.
Parabéns pelas excelentes fotografias.
Abç
G.J.