quinta-feira, 19 de junho de 2008

Fotografias que mentem


Que se passa connosco quando lemos uma notícia nos jornais ou vemos fotografias de um acontecimento importante numa revista?
Em princípio acreditamos, sobretudo se vier de uma conceituada agência noticiosa. Eu, pelo menos, não sou dos descrentes militantes. Sou dos que estão e agem de boa fé. Mas...

É tão fácil retocar uma fotografia. Eu uso o Aperture, porque chega para o que faço e porque uso Mac, mas o Photoshop é uma maravilha.

Vejam, os menos conhecedores do assunto, uma coisa muito simples:

Eu publiquei neste meu .Blog, em Maio deste ano, uma fotografia de uma arara, que eu tirei no México, quando lá estive de férias.

Aqui está ela, tal como a coloquei no meu blogue


E o original (aquelas meninas em trajes de banho decerto que desviariam atenção do motivo principal: o bichinho... Acabei com elas !!)

Arara - Master

É claro que todos nós usamos software de edição para melhorarmos as nossas fotografias digitais, mas uma coisa é fazê-lo para nosso prazer pessoal, outra é fazê-lo para deliberadamente induzir erros nos ingénuos leitores e levá-los a tirar conclusões completamente erradas sobre as notícias que se publicam em órgãos de comunicação.
Uma coisa é ser um amador (ou profissional) que quer apresentar bons trabalhos, outra é ser um vigarista consumado.
Vem isto a propósito de um site que encontrei ontem e que me deu que pensar.
Está em inglês, mas com um qualquer tradutor online pode-se ficar com uma ideia do que diz o texto.
O site tem por título The Reuters Photo Scandal - A taxonomy of fraud. Leiam e tirem as vossas próprias conclusões.

8 comentários:

  1. Realmente desviariam com certeza a atenção e também as cores estão mais vivídas na que você postou no blog. Ficou linda a foto, parabéns!
    Bjuuu e boa quinta pra ti.

    ResponderEliminar
  2. Realmente,tem pessoas que exageram nisso.Como fotógrafo as vezes eu preciso dar uma "ajeitada" na imagem por conter coisas desnecessárias e que iriam atrapalhar meu trabalho.
    Adorei essa foto da arara,essa sua viagem deve ter sido ótima.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Jorge,

    É muito fácil hoje adulterar imagens e cenas,lembro-me de ter lido esse tema algum tempo atrás,de como a tentação de ter imagens fortes e rentáveis leva muitos jornalistas a criarem cenários e situações falsas.

    O jornalismo está perdendo credibilidade por isso,por ser uma manipulação da realidade...

    Os Portugueses estão neste momento tristes,a selecção de futebol acabou de perder há pouco,nada que tenha-me surpreendido depois do anuncio de final de contracto do Scolari...mas amanhã há outro técnico e outros campeonatos.

    Abraço amigo,
    joao

    ResponderEliminar
  4. É isso mesmo que eu também sinto. E por isso estou cada vez mais céptico relativamente a todo e qualquer meio de comunicação.
    Cada vez mais sinto que cada um está ao serviço de um patrão ou de uma causa política.
    Já não há jornalistas independentes.
    Obrigado pelo comentário João.
    Vc continua a estar na primeira linha.
    Abraço
    Jorge

    PS: a bola é redonda (rsss)

    ResponderEliminar
  5. Nossa, se você não fala que essa foto foi editada, eu não ia saber.. Ficou muito bem feita a edição, parabéns!

    Abraços.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Jorge!
    Que seria do mundo da imagem sem os softwares de edição de imagens?
    Começando na publicidade, passando pelas revistas masculinas que retiram todas as rugas, celulites e sinais às "belas" mulheres fotografadas e passando pelas noticias...
    Basta recuar a 2001 e ao 11 de Setembro. Vi uma vez uma reportagem sobre adulteração de imagens que dão muito que pensar sobre a verdade dos ataques.

    Um bom Domingo e um grande abraço!

    ResponderEliminar
  7. Olá b&e.
    Realmente não me parece que a edição de uma imagem seja um mal em si. Mais ruga menos ruga, mais celulite menos celulite (rs), mais silicone digital menos silicone (rs), não é por aí que vem mal ao mundo.
    Aquilo que realmente me preocupa é esse jornalismo ignóbil e mentiroso, que usa essa edição, ou mesmo a exposição e composição, para nos influenciar e "conduzir".
    Depois de ler o artigo sobre a fraude da REUTERS, que referi no post, fiquei cada vez mais céptico quanto à independência e seriedade dos meios de comunicação, por mais prestigiados que sejam. Os portugueses inclusive.
    Obrigado pela visita e comentário.

    ResponderEliminar
  8. Olá colega!

    Que ótimo trabalho fizeste com a foto!! Ficou perfeita!

    Beijos

    ResponderEliminar