Morreu o escultor Lagoa Henriques
António Augusto Lagoa Henriques (Lisboa, 27 de Dezembro de 1923 - 21 de Fevereiro de 2009), foi um escultor português.
Iniciou os seus estudos artísticos no Curso Especial de Escultura da Escola de Belas-Artes de Lisboa[1], em 1945.
Em Julho de 1948 transferiu-se para a Escola de Belas-Artes do Porto[2], onde tem como professor e referência principal na sua formação Barata Feyo.
Concluiu o Curso Superior de Escultura em 1954, na Escola de Belas-Artes do Porto, com a apresentação de um trabalho de pleno relevo classificado com a nota máxima (20 valores).
É-lhe concedida uma bolsa pelo Instituto de Alta Cultura, partindo para a Itália,onde ficará três anos, grande parte dos quais em Milão a trabalhar sob a orientação do escultor Marino Marini.
É convidado pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, em 1958, para o lugar de professor assistente de Escultura, lugar que vem a ocupar em 1959.
Entre 1963 e 1966 é professor efectivo de Desenho da Escola Superior de Belas-Artes do Porto.
Em 1966 muda, a seu pedido, para a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, onde desenvolve uma acção pedagógica de grande relevo no ensino do Desenho.
Em 1974, quando da reestruturação dos cursos da escola onde lecciona, é o promotor da criação da disciplina de Comunicação Visual.
Partiu a 21 de Fevereiro de 2009, mas a sua obra permanece e será usada e recordada por muitos.
Uma das suas obras mais conhecidas é a estátua de Fernando Pessoa, no Chiado, em Lisboa. (Fontes: Wikipédia e Público)
QUERIDO JORGE AINDA NÃO SABIA DA NOTÍCIA... UM HOMEM EXTRAORDINÁRIO, FICA A SUA OBRA... UM ABRAÇO DE CARINHO E AMIZADE,
ResponderEliminarFERNANDINHA
Nada ouvi sobre o desaparecimento do artista,mas perdura sua obra que o torna imortal.
ResponderEliminarBjo,
Milouska
Hoje não vi o TJ.Será que terão falado no Lagoa henriques? Não fosse o teu blog e não saberia...
ResponderEliminarNem sabia ser a estátua do Fernando Pessoa , da sua autoria.
Um abrço, com carinho!
Eu não conhecia o artista, talvez aqui no Brasil ele não tenha tido a mesma ênfase que teve por ai, mas fico triste com a notícia, gosto muito de artes em geral e pela história de vida dele e suas obras realmente o mundo perdeu um artista esplêndido.
ResponderEliminarBjuu pra ti querido e desculpe minha ausência, voltei a trabalhar e nem sempre dá pra comentar, mas passo por aqui todo final de semana. Até!
Portugal fica mais pobre.
ResponderEliminarBom carnaval Jorge
Fiquei duplamente sensibilizada por ter tido a iniciativa de: 1- Homenagear o Grande MESTRE; 2- ter usado uma fotografia do mestre que regista um momento especial para mim, registadae durante o colóquio debate "Encontro de Escultura" em 2001 qdo decorria a expo Escultura de Maria Morais e apresentação da Obra Literária de Mia Couto. Também gosto desta foto do Mestre. O Mestre ficará na minha memória p sempre como o "SER Singular" q jamais conheci, como o AMIGO com quem tive o privilégio de colaborar e partilhar vivências nestes 39 anos de Amizade e de "Amor". Maria Morais
ResponderEliminar