Se fosse viva faria 100 anos.
Carmen Miranda, pseudónimo de Maria do Carmo Miranda da Cunha, é portuguesa de nascimento mas foi uma grande figura da música e do espectáculo do Brasil, para onde emigrou ainda com tenra idade.
Nasceu no norte de Portugal, em Marco de Canaveses a 9 de fevereiro de 1909 e faleceu em Beverly Hills a 5 de agosto de 1955.
A sua carreira artística decorreu no Brasil e nos Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950. Trabalhou na rádio, no teatro, no cinema e na televisão. Chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. O seu estilo eclético faz com que seja considerada precursora do tropicalismo, movimento cultural brasileiro surgido no final da década de 1960.
Carmen Miranda é até hoje a cantora brasileira que mais fez sucesso no exterior, dizem os brasileiros. (in Universo Online)
Nós portugueses gostamos de a considerar uma dos muitos emigrantes portugueses que ajudaram a engrandecer o Brasil.
Brasileira sim, e tb portuguesa, como não? Parabéns para Carmem que faleceu tão cedo e deu tanta alegria ao povo brasileiro.
ResponderEliminarabraço
Trabalhei em Marco de Canaveses onde existe o museu Cármen Miranda.
ResponderEliminarBonita homenagem a esta luso-brasileira de sucesso.
Bjo,
Milouska
Carmen Miranda, deixou a sua 'cicatriz' em terras do Brasil e no mundo. Nem todos deixam uma cicatriz, nem todos fazem história, e deixam memória. Um bem-haja à Carmen, mulher Luso-Brasileira.
ResponderEliminarPara si um abraço,
Safira
Jorge, a Carmem é internacional. Mas bem que se percebe o sotaque português quando ela canta, incrível como essas coisas ficam.
ResponderEliminarMeu pai nasceu em Vila Real Trás dos Montes e foi para o Brasil com 12 anos. Faleceu com 84 anos e nunca perdeu o sotaque português.
Um abraco ótima lembranca.
Jorge, mas ela faria cem anos somente na segunda-feira dia 9. Você confundiu um pouco os números por ai, rs.
ResponderEliminarVou postar na segunda-feira sobre isso.
Abracos
“100 anos Carmen Miranda, vamos tambores rufar!”
ResponderEliminarParabéns pelo sucinto texto com que nos presenteia no seu blog!
As músicas de Carmen são eternas e marcam uma época importantíssima da Historia – a 2ª Grande Guerra.
Esta grande diva, ficará para sempre nos nossos corações. Será lembrada como a Pequena Notável do lindo sorriso, alegre e encantador!
Nós em Portugal temos um Museu de Carmen Miranda que vale a pena visitar!
Eu como artista plástica que sou não podia ficar indiferente face as 100 anos da sua existência, ainda mais, porque nasceu numa cidade perto da minha.
Deixo de seguida o meu blog onde também eu homenageio Carmen Miranda. Acho que todos terão uma agradável surpresa!
http://gabrielamarquescosta.wordpress.com
Gabriela Marques da Costa
Muito show!
ResponderEliminar