sábado, 4 de abril de 2009

Chaminés Algarvias


Quantos dias quer de chaminé ?

O mestre pedreiro algarvio costumava fazer esta pergunta ao proprietário da casa para a qual iria construir a chaminé.
Com efeito, o preço da chaminé, um dos símbolos da região algarvia, calculava-se pelo tempo que ela demorava a erguer. Quanto mais específico e elaborado era o seu desenho, mais cara se tornava.
Eram as chaminés da vaidade do proprietário.
É por isso que as chaminés algarvias têm as formas mais diversas. Há-as de todos os modelos e para todos os gostos só tendo como limite a imaginação de quem as faz.

Muitas vezes passamos por elas sem as ver mas, se estivermos minimamente atentos, elas surgirão aos nossos olhos, em casas antigas ou modernas, numa multiplicidade e beleza que vale a pena registar.
Como sabem, são os meus modelos fotográficos preferidos.




Ilha de Faro - Algarve - Portugal

8 comentários:

  1. JORGE
    Sendo certo que gosto mais das Chaminés Algarvias a cores, quero dizer-lhe que esta primeira imagem a Preto e Branco está muito, muito bem!!!
    Parabéns amigo.
    Estou a gostar da sua evolução Fotográfica

    ResponderEliminar
  2. É VERDADE JORGE, EU TAMBÉM GOSTO MAIS DAS CHAMINÉS A CORES, MAS, MESMO A PRETO E BRANCO,
    ESTÃO UMAS FOTOS LINDÍSSIMAS E MUITO BOAS.
    PARABÉNS
    BEIJINHOS
    BFS

    ResponderEliminar
  3. Gaspar e Céu
    Eu confesso que também gosto mais da cor, mas foi uma experiência.
    A primeira está no ponto certo, não é Gaspar?
    Obrigado pelas visitas.
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. JORGE
    Eu não faria melhor!
    Parabéns
    Abç
    G.J.

    ResponderEliminar
  5. Jorge,
    As duas fotos estão muito boas. A primeira, uma pintura. A segunda, bem original, revela com mais detalhe o desgaste do tempo.
    Sou neto de português, mas não tive o privilégio de conhecer o meu avô. Seria muito legal tê-lo ouvido contar as histórias da sua terra. Muito interessante a valoração pelos dias que leva para construir a chaminé.
    Parabéns por mais este belo trabalho!
    Abraço,
    Regly

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro fotografia preto & branco, ela tem algo meio que enigmático. Eu tenho uma mesma foto de minhas sobrinhas tanto color quanto PB. Digo que prefiro naquele caso a PB. Eu vi o depois dessas duas fotos que vc apresentou. Devo confessar que o contraste da cor é fantástica.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Jorge, sinceramente aprendo com você todos os dias. Obrigado!!!
    Seu blog deveria virar livro.

    ResponderEliminar
  8. "Quantos dias quer de chaminé?"
    Gostei dessa, Jorge. Não sabia dessas curiosidades. Acho belíssimas e tens razão sobre o fato de muitas vezes passarem desapercebidas por nossos olhos.

    Abração

    ResponderEliminar