“ Quantos dias quer de chaminé ? ”
O mestre pedreiro algarvio costumava fazer esta pergunta ao proprietário da casa para a qual iria construir a chaminé.
Com efeito, o preço da chaminé, um dos símbolos da região algarvia, calculava-se pelo tempo que ela demorava a erguer. Quanto mais específico e elaborado era o seu desenho, mais cara se tornava.
Eram as chaminés da vaidade do proprietário.
É por isso que as chaminés algarvias têm as formas mais diversas. Há-as de todos os modelos e para todos os gostos só tendo como limite a imaginação de quem as faz.
Muitas vezes passamos por elas sem as ver mas, se estivermos minimamente atentos, elas surgirão aos nossos olhos, em casas antigas ou modernas, numa multiplicidade e beleza que vale a pena registar.
Como sabem, são os meus modelos fotográficos preferidos.
Ilha de Faro - Algarve - Portugal
JORGE
ResponderEliminarSendo certo que gosto mais das Chaminés Algarvias a cores, quero dizer-lhe que esta primeira imagem a Preto e Branco está muito, muito bem!!!
Parabéns amigo.
Estou a gostar da sua evolução Fotográfica
É VERDADE JORGE, EU TAMBÉM GOSTO MAIS DAS CHAMINÉS A CORES, MAS, MESMO A PRETO E BRANCO,
ResponderEliminarESTÃO UMAS FOTOS LINDÍSSIMAS E MUITO BOAS.
PARABÉNS
BEIJINHOS
BFS
Gaspar e Céu
ResponderEliminarEu confesso que também gosto mais da cor, mas foi uma experiência.
A primeira está no ponto certo, não é Gaspar?
Obrigado pelas visitas.
Abraços
JORGE
ResponderEliminarEu não faria melhor!
Parabéns
Abç
G.J.
Jorge,
ResponderEliminarAs duas fotos estão muito boas. A primeira, uma pintura. A segunda, bem original, revela com mais detalhe o desgaste do tempo.
Sou neto de português, mas não tive o privilégio de conhecer o meu avô. Seria muito legal tê-lo ouvido contar as histórias da sua terra. Muito interessante a valoração pelos dias que leva para construir a chaminé.
Parabéns por mais este belo trabalho!
Abraço,
Regly
Eu adoro fotografia preto & branco, ela tem algo meio que enigmático. Eu tenho uma mesma foto de minhas sobrinhas tanto color quanto PB. Digo que prefiro naquele caso a PB. Eu vi o depois dessas duas fotos que vc apresentou. Devo confessar que o contraste da cor é fantástica.
ResponderEliminarBjs
Jorge, sinceramente aprendo com você todos os dias. Obrigado!!!
ResponderEliminarSeu blog deveria virar livro.
"Quantos dias quer de chaminé?"
ResponderEliminarGostei dessa, Jorge. Não sabia dessas curiosidades. Acho belíssimas e tens razão sobre o fato de muitas vezes passarem desapercebidas por nossos olhos.
Abração