terça-feira, 21 de abril de 2009

Foz do Rio Arade



Marina de Portimão (margem direita da foz) - Algarve - Portugal


O Rio Arade é um rio de Portugal que nasce na Serra do Caldeirão e passa por Silves, Lagoa e Portimão indo desaguar no Oceano Atlântico, em Portimão, imediatamente a leste da Praia da Rocha. Na margem oriental está Ferragudo.

No tempo dos descobrimentos portugueses era navegável até Silves, onde existia um importante porto. Hoje, devido ao enorme assoreamento, apenas pequenos barcos aí podem chegar.

Portimão é o grande porto do Arade.



Farol de Ferragudo (margem esquerda da foz) - Algarve - Portugal

10 comentários:

  1. Voce e a Suzana nos brindam com imagens maravilhosas de Portugal. Sabe, meu pai era de lá (família de Braga e Guimarães), então eu tenho muita curiosidade de conhecer um pouco da história. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Boa, Jorge!
    Mas podia ter esperado um tempinho e eu ficava na fotografia.
    Ah!, pois...acontecia a mesma coisa que lhe sucedeu com a gaivota...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Imagens bem conseguidas!
    Parabéns amigo.
    O Algarve é uma emoção!
    Abç
    G.J.

    ResponderEliminar
  4. Jorge
    Suas fotos são um deleite para os olhos!
    Bjs
    Marie

    ResponderEliminar
  5. Jorge, obrigada pela visita, eu conheco Portimao, é lindo demais...

    ResponderEliminar
  6. Há uns poucos de Verões subi o Arado, de Portimão a Silves, a bordo de uma falua e guardo dessa tarde as melhores recordações. A paz e os silêncios murmurados pela natureza, o planar dos peneireiros, o cheiro das estevas, os recantos do rio por onde fomos parando e a chegada a Silves ao cair da tarde. Recomendo.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Jorge
    Gostaria de partilhar consigo um selinho cheio de charme que me foi oferecido.
    Beijinho
    Marie

    ResponderEliminar
  8. Olá, jorge, há tempos não vinha aqui, tenho andado afastada por problemas pessoais, mas estou recomeçando a visitar os blogas de minha lista. Tuas fotos são maravilhosas! Voltarei breve.
    Abraços.

    ResponderEliminar