sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Como retirar um anel de um dedo inchado

De tempos a tempos somos confrontados com a necessidade de remover um anel de um dedo inchado.

O corte ou destruição de uma peça de joalharia valiosa ou de grande estimação pode ser evitado se seguirmos o seguinte método.

1 - Usando uma agulha, um clip ou outra coisa qualquer que se julgue apropriado, passar um pedaço de fio dental (ou uma linha forte) por baixo do anel, e puxá-lo para a zona mais distal possível (Fig.A).
2 - Enrolar o pedaço distal do fio à volta do dedo, fazendo uma espiral com alguma pressão e aperto, até passar a zona inchada (Fig.B).
3 - Fixando a extremidade que se enrolou (a que está virada para a ponta do dedo), ir puxando lentamente a outra, desenrolando o fio, que vai empurrando o anel (Fig.C).

Na maioria dos casos o anel sai com muito pequeno, ou nenhum, desconforto e sem ter que se estragar a joia. O uso de um lubrificante pode ser necessário, mas nem sempre.

79 comentários:

  1. Acho q estes conselhos de carácter prático e simples são de grande utilidade para todos. Ninguém está livre de um percalço e saber como agir é importante.
    Bj,
    m

    ResponderEliminar
  2. Já tive o desprazer de não conseguir tirar o anel do dedo. Apelei para minha Nonna que colocou bastante sabão, detergente e com o tempo deu certo mas acho que a forma explicada neste artigo é menos dolorosa!! Vou deixar arquivado para futuros imprevistos! hehe

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Dica muito interessante ... ja muito tempo não uso anel, mas quem sabe precise passar a informação para alguém ....

    ResponderEliminar
  4. Seguimos a sua dica e funcionou perfeitamente. A aliança saiu facilmente.

    Minha esposa está grávida e naturalmente inchada, inclusive os dedos da mão onde está a aliança. Buscamos diversas dicas na Internet, a sua foi a melhor de todas.

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem Adilson.
    Pelo menos fui útil.
    Que a gravidez corra bem.
    Bjs a sua esposa e abraço para si.
    Jorge

    ResponderEliminar
  6. bah resolveu meu problema
    eu estava usando a aliança da minha mae, porke precisei ir em uma festa e nao queria que ninguem chegasse em mim, até porke meu amor foi comigo e como eu era promouter sentimos medo de que alguem fosse ousado.
    isso foi no sabado e hoje ja é terça feira e eu nao conseguia tirar.
    Sua dica me livrou de tres problemas:
    A dor, a bronca da minha mae e a dor de meter a mao no bolso e comprar outra pra ela.
    Valeu mesmo.

    grande abraço

    ResponderEliminar
  7. Fiquei por tres com anel no dedo, depois de ir a um casamento na sexta feira,coloquei sabonte, detergente, oleo e nada,só consegui tirar com essa dica do fio dental.

    grata

    yara

    ResponderEliminar
  8. muito obrigada pela explicação do anel! sou enfermeira e passo MUITO apertado!
    um abraço
    Lia

    ResponderEliminar
  9. Ave Maria..salvou minha vida...é um incomodo um anel no seu dedo qnd está inchado!!

    obrigada!

    ResponderEliminar
  10. Cara, tentei sua dica mas comigo infelizmente não deu certo... fui parar no hospital e os bombeiros cerraram minha aliança. Foi doloroso, mas eles fizeram um ótimo trabalho... só estou até agora com muita dor!

    ResponderEliminar
  11. Naum ha nada melhor do q um bom e amolado alicate bico de papagaio... para mandar o anel medonho para o inferno !!!
    tentei de tudo e isso que deu certo!!!

    ResponderEliminar
  12. rapaz...
    tô numa situação...
    meu dedo está inchado,
    espero ele desinchar ou mêto bronca no método?

    estou em dúvida

    ResponderEliminar
  13. Tenho que dar o meu depoimento.
    Estou de plantão e me aparece uma jovem com um anel extremamente grosso, não havia alicate que desse jeito, e o inchaço só ia piorando, apelei para o google que me deu a opção desta página. utilizei fio de sutura e lambusei com vaselina. Deu certo....
    Muito agradecido

    ResponderEliminar
  14. Salvou minha vida ! rsrs meu dedo tava fikando roxo já ! graças a essa dica consegui tirar ;)

    ResponderEliminar
  15. Espetáculo essa dica!!!
    Minha aliança está larga no dedo anelar e mudei para o dedo médio enquanto tomava banho. Fui dormir e me esqueci de tirar. Resultado: acordei com o dedo roxo e muito inchado. Fiquei apavorada. Vim para o google e me deparei com essa dica. Fiz a primeira vez não deu certo. Estava muito nervosa. Na segunda vez, fiz devagar, enrolando o fio várias vezes e a aliança foi saindo devagarinho.
    Nem acreditei quando consegui tirar.
    Obrigada! Parabéns por compartilhar! (11/04/2010)

    ResponderEliminar
  16. Eu estou com um anel preso, vamos ver se depois dessa eu vou conseguir tira-lo, se eu conseguir, pode saber que vou enviar mais um comentário.Obrigado mesmo.

    ResponderEliminar
  17. Até Fale se eu conseguisse tirar o anel eu iria jogar ele no rioo..
    aushauhsuas

    ResponderEliminar
  18. Tô com meu dedo da aliança inchado.
    Tentei tira com sabão e água não consegui e ficou muito dolorido. Vou esperar desinchar para tentar o método.
    Espero q dê certo.

    ResponderEliminar
  19. OBRIGADA DEUS!!! finalmente saiuuuu o anel...com fio dental e gel KY; sou médica e já tinha visto esta manobra feita por um cirurgião amigo meu em uma paciente na emergÊncia.

    ResponderEliminar
  20. Pepe, tem que usar o gel KY com o fio dental , melecar bem e apertar bem para o dedo emagrecer e o anel conseguir andar na parte magra , desenrolando a parte que conseguiu passar , para não necrosar.O meu anel era de PLATINA e saiu.GRAÇAS A DEUS.

    ResponderEliminar
  21. Gente,confesso que quando vi a demonstração acima não acreditei que fosse funcionar.pois fazem quatro anos que estava com a aliança de casamento,ai engravidei,engordei e não conseguia tirar.De algumas semanas pra ca começou a formigar o dedo, fiquei apavorada,ai,encontreiessa materia,e funcionou.passei um pouco de KY para ajudar.OBRIGADA!

    ResponderEliminar
  22. Para quem achar o metodo do fio dental dificil, ha um metodo mais facil, embora mais demorado: Coloque o braco( da mao do dedo que contem o anel) para cima completamente esticado por 20 minutos, depois dos 20 minutos passe um pouco de KY e va rodando o anel aos poucos, que ele saira.
    Boa sorte a todos
    Nona

    ResponderEliminar
  23. Se voce ficar cansado de ficar com o braco esticado para cima por 20 minutos, enconste o braco em uma parede ,usando a parede como apoio. O importante e que o anel vai sair. Eu fiz isso, e deu super certo!!
    Nona

    ResponderEliminar
  24. pelo amor de deus,com ese metodo,graças a deus consegi,miuito bom,adorei

    ResponderEliminar
  25. Método de ouro, hahaha
    Acabei de consegir tirar o anel do dedo da minha irmã, e o dedo estava super inchado, ja tinhasmos tentado óleo de cozinha, condicionador, vaselina, sabonete, creme, e tudo que desliza, e não saia de geito nenhum.
    Muito abrigada pela dica(:

    ResponderEliminar
  26. Gente voces naum vaum acreditar!!! Dá certo mesmo!!!! kkkkkkkkkkkkk... Acordei as 2:52 h incomodada com formigamento no dedo por causa da minha aliança de casamento... e com o dedo bem inchado!!! Em desespero franco vim ao google procurar ajuda e na segunda tentativa consegui retirar... pq na primeira fiquei desesperada demais... Mantive a calma e na segunda consegui retirar sem passar nenhum tipo de lubrificante. Só com o fio dental mesmo!!! Boa sorte pra vc tb!!!!

    ResponderEliminar
  27. No inicío não acreditei muito, mas não tinha mais o que tentar, meu dedo estava inchadissimo com minha aliança entalada... DEU CERTOOOO, DOEU, MAS DEU CERTO !!! Obrigada pela dica !!

    ResponderEliminar
  28. obrigada pela dicaa =) realmente funcionaa,ja naum sabiaa mais o kee fazer pra tirar minha aliança do dedo,doeu um poukinho mais saiu bjO

    ResponderEliminar
  29. Estou grávida e meu dedo está inchado. Tentei passar sabão, óleo de comida... nada resolveu.
    Tentei agora essa técnica e botei tambem um pouco de sabonete líquido para facilitar e realmente deu certo!! Muito obrigada pela dica!!

    ResponderEliminar
  30. Impressionante...rs... nao eh que deu certo! Muito obrigada! Ja estava entrando em panico..rs.. ainda bem que achei essa dica!!!

    ResponderEliminar
  31. me ajudou muito, o dedo ainda esta dolorido e inchado, mas pelo menos esta sem o anel

    ResponderEliminar
  32. Funcionou direitinho. Como não tinha lubrificante, usei hidratante depois de enrolar o fio dental. Muito obrigada :)

    ResponderEliminar
  33. poxa realmente eu não estou entendo, até por que meu dedo está super super inchado, e agora? e pra mim prender a parte do dedo que esta inchada? obrigada a sua ajuda me parece ser mt últil, mais meu nevorsismo n quer deixar eu entender, não tem nenhum video? Bom dia.

    ResponderEliminar
  34. Cara valeu pelo post, ajudou muito. muuuitissimo obrigado

    ResponderEliminar
  35. tentei e ainda não consegui, acho que por eu ter tentado antes, meu dedo inchou. Nem sei se vou conseguir, pois eu fui idiota de enfiar um anel menor que meu dedo.

    ResponderEliminar
  36. Obrigada,deu super-certo na segunda tentativa pois na primeira eu tava muito nervosa e meio desajeitada, tbm deixei o dedo de molho na água fria alguns minutos antes, valeuuuuu

    ResponderEliminar
  37. obrigado cara o dedo da minha namorada já estava roxo e ela ficava mechendo estava muito enchado mesmo tentei no meu antes pra ver se doia e realmente nao doi nada e sai mesmo parabens e obrigado'

    ResponderEliminar
  38. Tahh de parabens me ajudoo muito, apesar do meu dedo ter fikado roxoo ,mas fucionou recomendo .

    ResponderEliminar
  39. Grande solução, tentei na marra com sabão, etc. e o dedo inchou um bocado. Esperei dois dias e fiz o seu passo a passo, Valeu demais!

    ResponderEliminar
  40. Um dia eu prendi um anel no meu dedo cara, tive de por oleo de cozinha para remover o anel, meu dedo ficou inchado ! mais graças eu consegui remover eu fiquei em pânico.

    ResponderEliminar
  41. Mariângela disse:
    ontem fui a uma festa e coloquei + uma aliança num dedo q já haviam 3 e "esta" já de longos anos estava muito muito apertada, porém coloquei e entrou, mas tb ñ saiu +, dormi e há 1/2 hora atrás consegui retira-la com o fio dental e creme no dedo. Ótima técnica. qto a aliança antiga, nunca mais ou a menos q emagreça rsrsrsr.

    ResponderEliminar
  42. Eu já estava desesperado..achando que teria que cortar minha aliança,de tão inchado que estava meu dedo,tentei tirar ontem,mas não consegui,ai me lembrei que de manhã o inchasso costuma ser menor..então fiz isso agora pela manhã e funcionou! tive que ir enrolando e desenrolando conforme a aliança ia subido,doeu um pouco...mas graças a dica consegui! obrigado!

    ResponderEliminar
  43. Está dando certo.... já está na metade... dói um pouco... na verdade dói um pouco mais... mas a felicidade é imensa... e a torcida é grande... ahhhh... tá quase... já chegou num tanto que não tinha chego ainda... óleo Jonhons e fio dental é a única coisa q temos aqui na praia... agora vai... no meio... EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
    CONSEGUIMOS!!!!!! OBRIGADA MEU DEUS!

    ResponderEliminar
  44. Deu certo!

    Obrigado.

    Este é o mesmo princípio do parafuso, descoberto por Arquimedes na antiguidade.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  45. Gente, voltei aqui para agradecer a dica e a todos os comentários. a 15 dias percebi que a minha aliança não saia mais do dedo isso me assustou um pouco.... Usei a dica da Nona, de ficar com o braço pra cima por 20 minutos, e deu certo. Usando um pouco de oleo corporal e rodando a aliança com cuidado a danada saiu. Se isso não desse certo ia experimentar a do fio dental. De toda forma, agradeço!!!!

    ResponderEliminar
  46. Ralmente funciona .meu dedo tava muito inxadoo .passeio fio dental e amarrei a ponta no local inxado e passei detergente fui rodando o anel enpurando . vale

    ResponderEliminar
  47. só esperando desinchar pra tentar... minha namorada e suas gracinhas de casamento me fizeram ficar com o anel de formatura dela grudado no dedo desde ontem.. até fui embora da casa dela pra evitar apelar (mais ainda).
    Assim que tentar posto se consegui ou não. u_u

    ResponderEliminar
  48. Durante muito tempo a minha aliança apertou meu dedo mas sua dica foi bem útil, obrigado!

    ResponderEliminar
  49. Muito agradecido pelas informações, tirei minha aliança sem problemas... nota 10!

    ResponderEliminar
  50. Nossa, estou muito impressionada..... meu dedo estava ficando vermelho com o perto da alianca e eu tentei tirar de todas as maneiras e não estava conseguindo... Muito obrigada pela dica.. deu certo...

    ResponderEliminar
  51. Bem bacana essa .. fiz e deu certinho msm

    ResponderEliminar
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  53. Nossa valeu muito a sua dica estava a tres dias tentando tirar a aliança do dedo do meu marido, estava muito inchado quase deformado ,ele está aliviado.

    ResponderEliminar
  54. Muito, muito obrigada de todo coracao!
    Acabei de tirar um anel com a sua dica!!

    ResponderEliminar
  55. nossa meu muito abrigado pro essa dica mim ajudo muito valeu
    pensei q nunca mais ia sair

    ResponderEliminar
  56. Eu tentei e deu certo.. essa foi minha melhor opção..gostei muito..demorei 3 dias pra tirar o anel. mas com essa dica eu consegui..!!

    ResponderEliminar
  57. Gente a minha flha estava com um anel ..que não saia do dedo de jeto algum..pesquisei no google e achei esse metodo..pode confiar sai mesmo passei creme de cabeço p/ deslisar saiu rapidão

    ResponderEliminar
  58. muito obrigado me ajudou muito mesmo!!! adorei o tutorial e deu tudo certo (:

    ResponderEliminar
  59. ganhei um anel da minha amiga,e estava cm tanta vontade de usar vi em um dedo não deu,vi em outro entrou! todo bm, quando eu acordei meu dedinho tava enchado tentei a todo o custo tirar com creme..não deu me desesperei,e fui pro google e encontrei esse metodo.
    eternamente grata.

    ResponderEliminar
  60. Meu namorado me deu um anel de compromisso, estava tão afobada com ele que enfiei no dedo , que nem percebi que estava apertado . Então , as 3:30 da manhã , acordo com o dedo doendo, tentei tirar com sabonete , detergente, óleo de cozinha , deixei o braço 10 minutos pra cima , macumba , tudo ! não saiu . O que consegui foi um dedo mt inchado , o que dificulto ainda mais. acordei meu namorado , pra sofrer junto comigo , e pesquisar no médico de plantão (Vulgo GOOGLE) um método .. Acordei meu pai , minha mãe , cachorro , papagaio e piriquito. Tentei com fio dental , mas acabou piorando. Por fim , decidi que esperaria o dedo cair e fui dormir , já estava claro . No outro dia , congelei meu dedo de tanto gelo , e quando foi a tarde , meu pai iniciou a sessão tortura tentando tirar com fitilho ... após vinte minutos de dor, choro , grito , aperto no namorado e na mãe , o danado saiu ! Acho que me senti tão feliz como após um parto . Sem exageros agora , dói , dói e dói MT , mas o alivio que vem após é como estar no céu . A propósito , já se passaram tres dias e meu dedo aindaa está dolorido . Boa noite !

    ResponderEliminar
  61. glória a Deus pela sua vida, já estava muito nervosa mas deu certo obrigada!

    ResponderEliminar
  62. Gente eu e meu noivo estavam quase desistindo, indo para o hospital já! Mas deu certo, o alivio foi tão grande!! Mas coitado sofreu muito para conseguir tirar, estava roxo o dedo dele!!

    ResponderEliminar
  63. valeu meu a dica meu amigo deu certo o fio dental, muito obrigado aliviou a dor da minha querida esposa.

    valeu a dica do sr, JOrge.

    ResponderEliminar
  64. Funciona mesmo!!! Já estava acreditando que a única solução para tirar a aliança seria serrar a joia, pois o meu dedo já está muito inchado devido à gravidez... Somente consegui na segunda tentativa, não com fio dental e sim com fitilho, que é mais larguinho e deixou a superfície do dedo bem regular para deslizar a aliança. Tive que refazer a espiral duas vezes até que o anel finalmente saísse e doeu um pouco, mas funcionou! Valeu pela dica de ouro!

    ResponderEliminar
  65. comigo nao deu certo
    to com o dedo imchadaço
    to ferrado

    ResponderEliminar
  66. Socorro. Coloquei o anel menusculo do meu irmao no meu dedo tentei e nao deu. Meu dedo ta dormente to com sono. Acho que vou dormi amanha vo no hospital.

    ResponderEliminar
  67. Pessoal, aconteceu com minha noiva. Para resolver passamos o fio dental, e fizemos tipoo um rosqueamento no dedo, pra ele ficar +- do tamanho normal. Passamos creme na mão dela para ajudar a deslizar, e com esforçod eu pra tirar. Fomos tipo rosqueando o anel até sair.

    A dica é não ficar nervoso, e nem ficar puxando. Quanto mais sangue passar para as pontas dos dedos, mais inchado eles vão ficar, e consequentemente, mais difícil vai ser.

    Se fosse comigo, e a situação tivesse ficado pior, para não ter que cortar a aliança, eu tentaria dar uma furadinha no dedo com uma agulha para tirar um pouco de sangue, não sei se resolveria, mas eu ia tentar.. só em ultimo caso recorreria ao hospital... porque os caras alicatam ela fora, e o prejuízo é grande.

    No caso da minha noiva, ela teve uma alergia. Agora quem comprou aliança menor que o dedo, cara paguem para aumentar. Melhor passar um tempo comendo miojo do que passar por uma situação dessas.

    Outra dica é comprar alianças anatomicas, são mais de boa para colocar/tirar e machucam menos os dedos.

    ResponderEliminar
  68. Vc n tem noção como me ajudou!Obrigadaaaaa

    ResponderEliminar
  69. valeeeeeeeuuuu !!!!!!!!! deu certo, vi um video no youtube e entendi melhor dai deu certo
    http://www.youtube.com/watch?v=ka5d7U5fffY

    ResponderEliminar
  70. Cara muito obrigada , você salvou minha vida , quase tive que cortar a aliança . Valeu obrigada.

    ResponderEliminar
  71. Meu dedo estava muito inchado, vermelho e dolorido, vc salvou meu dedo cara, me sinto mt aliviada :), obrigada pelo metodo.

    ResponderEliminar