domingo, 31 de agosto de 2008

Blog Day - 2008

Fui surpreendido por um e-mail de um amigo que me dizia que ia indicar o meu blogue hoje no Blog Day. Confesso que não estava a par da existência de qualquer comemoração do género e fui ver o que se passava.

E aqui estou a colaborar.

Que blogues indicar ? São tantos e tão bons que a escolha se torna difícil. Por isso vou destacar quatro que são escritos por colegas meus de profissão e um, cujo autor não faz parte da confraria, mas que pela sua qualidade merece uma visita diária: (clicar nas imagens para serem direccionados para cada um deles)

1 - Desabafos de um Médico
Obviamente. Já o citei neste blogue, já transcrevi um artigo dele quando ainda estava inactivo (A Menina Ruiva). O autor voltou, com a qualidade de outros tempos, com o sentimento que transpõe para as palavras escritas, com as histórias simples do dia a dia de um médico pediatra.


2 - Fala Médico
Transcrevo a sua introdução que só por si diz tudo:
"Este blog tem como objetivo reunir médicos de todos os setores para discutir e propor idéias para a valorização do trabalho médico, do SUS, opiniões, denúncias, problemas e soluções. O conteúdo deste blog será livre, sem moderadores, para que a colaboração e participação de todos crie um resultado de propostas eficientes e respostas para melhores condições ao sistema de saúde no Brasil, afinal, nosso lema é: a medicina exige respeito!"

3 - A culpa é do médico
Crítico, mordaz por vezes. Vale a pena seguir.

4 - Médico explica medicina a intelectuais
O próprio autor diz: "Tanto dislate se ouve e lê, por vezes publicado inconscientemente, que decidi esclarecer quem me procurar, para que os jornalistas (e outros intelectuais!) sejam um meio para os 'media' fomentarem a literacia científica."

5 - Abaixo o presidente!
E por último o tal que não faz parte da confraria, mas que se me impunha indicar. O seu autor fala de si: "No meu universo ficcional é recorrente quer o cenário quer o ambiente dos Arcos, cuja sociedade, com um olhar que faço os possíveis por ser atento, sensível e mordaz, tento escalpelizar de forma cáustica nas minhas curtas histórias."


A escolha foi difícil, tanto pelo conhecimento que tenho da qualidade de outros que ficaram por mencionar, como pelo receio de criar susceptibilidades desnecessárias. Espero não o ter feito.

4 comentários:

  1. Ora muito obrigado caro colega pelas palavras amáveis!
    Um abraço!
    (Estou de banco, se o povo deixar eu junto-me ao blogday...)

    ResponderEliminar
  2. José Domingos Costa31 de agosto de 2008 às 08:26

    Agrada-me nas pessoas a gentileza. Mesmo que não me toque.
    Não foi o caso, o que mais me apraz.

    Obrigado Jorge Reis,
    José Domingos Costa

    ResponderEliminar
  3. Desejo ao amigo muita felicidade e sucesso no dia do blog e em todos os outros.

    ResponderEliminar
  4. Valeu Jorge!
    Que bom então que a indicação serviu para você escolher os teus e fazer crescer essa corrente.
    Com certeza irei visitar esses blogs.
    Abraços

    ResponderEliminar