sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Blogagem Colectiva - Importando Folclore



Esta noite, o diabinho que por vezes fala comigo, acordou-me.
- Olha lá, já fizeste o artigo para a Blogagem Colectiva de amanhã?
- Ainda não, nem pensei nisso. Qual é o tema?
- O do blog do Ronaldo Santos... "a influência da cultura estrangeira sobre a cultura brasileira". Vais falar da língua portuguesa, claro.
- Não, não vou.
- Então?! Escreve sobre o Pedro Álvares Cabral, o "achamento"... ou sobre aquele português mais índio do Brasil, o João Ramalho.
- Nah! Já escrevi sobre ele noutro local.
- E se falasses do D. Pedro IV, o Rei-Soldado português? O tal do Grito de Ipiranga?
- Não me parece que isso faça um bom artigo. Deixa-me dormir...
- Ouve! Já sei. Escreve sobre o Padre António Vieira. Sabes que os brasileiros gostam muito do Fernando Pessoa ?
- Isso também não.
- Sabes que o calçadão da praia de Copacabana é calçada portuguesa pura?
- A Milouska já falou nesse assunto no blog dela. Deixa-me dormir, por favor.
- Escuta! E se escrevesses sobre os negreiros, que levavam "galinhas" de África, ou sobre os primeiros colonos, os avós dos Capitães do Mato e dos Coronéis? Os tais negreiros não eram portugueses na sua maioria?
- Tás maluco??!!!
- Fala da mulata. Não é ela também um produto português no mundo?
- És completamente louco... deixa-me dormir.
- E os políticos ? Escreve sobre os políticos, os mensalões descobertos que acabam por dar em nada... Exactamente como aqui em Portugal.
- Achas que são influências genéticas ?
- Se não são, parecem.
...
- Falta pouco tempo, despacha-te.
...
- Já decidi, não vou escrever nada. Vou simplesmente publicar estas duas fotografias.
- Estas?!!! Vais enganar os leitores??? Isso são fotografias de uma qualquer vila portuguesa!!!
- Não vou enganar ninguém. Podiam ser de qualquer vila ou cidade portuguesa, isso podiam. Mas não são. Tirei-as em Olinda, a que se diz a cidade mais portuguesa do Brasil. Agora vai-te embora e deixa-me dormir.





25 comentários:

  1. Escolhestes muito bem essas fotografias. OLinda é um paraíso, uma cidade cheia de mitos e com uma cultura riquíssima, com os carnavais mais que tradicionais e com cara pernambucana e com seus personageens folclóricos!!!
    Lindas essas imagens!!
    FIquei com saudade de Olinda!!
    Beijos e parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Lindo Jorge muito lindo!

    Homenagem melhor não poderias encontrar, afinal nossas tradições e nossa cultura foram sementes plantadas por vocês o Povo Português que eu amo de Paixão.
    As imagens de Olinda lembra mesmo um vilarejo de Portugal, Olinda é simplesmente maravilhosa, está no meu roteiro de viagens.
    Parabéns e obrigada pela visita e por suas palavras, venha mesmo quando sentir saudades de nós brasileiros-portugueses...

    Beijos!
    Rô!

    ResponderEliminar
  3. Jorge,

    Achei fantástico seu texto. Original e criativo.

    Adorei ainda mais as fotos. Acredita que não conheço Olinda? Ainda não tive essa oportunidade infelizmente.

    Um excelente final de semana,

    Renata

    ResponderEliminar
  4. Ohhh linda cidade, quer dizer que em Portugal assim como Brasil o mensalão não dá em nada... nada mais foclórico ....

    ResponderEliminar
  5. Oi Jorge!
    Sabe, uma coisa é nossa ORIGEM cultural, que advém dos índios, primeiramente, dos portugueses e africanos. Acrescentaram a essa bagagem, os imigrantes que aqui se estabeleceram e como exemplo, os japoneses, que introduziram o budismo no Brasil.Já faz parte da nossa cultura.
    Outra coisa é sermos passivos diante de um processo lento de aculturamento que a televisão e as escolas nos jogam no colo.
    Para que não importemos a cultura alheia, como outrora aconteceu, devemos fortalecer a nossa, guardando o devido respeito a uma e a outra. Acho bacana conhecer outros costumes, mas não introduzi-los aos meus.
    Eu não sabia dos costumes dos portugueses, com relação a esse dia, até ler hoje o blog Casa Claridade, da nossa querida Hazel.
    É lindo, porque tem realção com seus costumes e faz parte da sua cultura. Parabenizo-vos por isso.
    Abraços!

    ResponderEliminar
  6. Jorge,

    Amei o teu texto e as fotos, viu! Ri muito com a briguinha para voltar ao sono tranqüilo e você construiu um belo texto! É realmente fantástica esta influência cultural de Portugal no Brasil. Não somente em Olinda. Algumas ruas do RJ ainda guardam muitas semelhanças. Quando estive em Portugal, foi também fascinante para mim, já que parecia que estava muitas vezes no Centro do RJ.
    Parabéns pela participação!
    Abraço,

    ResponderEliminar
  7. Olinda é muito bonita, e com grande influência lusa.

    As fotografias são muito boas

    Parabéns

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Olá Jorge,
    obrigada pela visita e comentário no meu blogue.
    Realmente, parece que o diabo não dorme mesmo, rsss....
    Lindas fotos!
    Até breve.

    ResponderEliminar
  9. Desconhecia em absoluto, essa história das crianças no dia de Todos os Santos andarem de porta em porta a pedir pão. Aqui no Norte não há essa tradição.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Jorge, adore, o bom humor, perfeito. Amei as duas fotos. Adoro casinhas assim, me faz lembrar a minha infância.

    Já te respondi lá na Saia ao seu comentário.

    Obrigada

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Olá Jorge, obrigada por ter passado lá no meu blog. Realmente não é um assunto q me fascine, pois disse é importado e não combina conosco,porém amei as fotos q vc colocou. Adoro Olinda, q cidade linda e tão cheia de folclore! Sempre é bom lembrar q o Brasil é repleto de folclore por toda parte. Valeu sua visita. abraços e volte sempre.

    ResponderEliminar
  12. Jorge
    Penso que tem acompanhado alguns dos meus muitos comentários em diversos blogs. Por vezes, o meu estilo é equivalente ao deste seu não-texto (foi o Jorge que disse). Gosto desses diálogos imaginários !
    Estive em Olinda de passagem ( e só na praia e num restaurante de que trouxe um cinzeiro, como recordação. Não me lembro do nome e o cinzeiro está aí na Rocha...
    Agora, as fotografias evocam bastante o ambiente de Loulé, Silves, Algoz...que não são são umas vilas quaisquer (diga lá isso, esta noite, ao diabinho que atormentou seu sono!).
    Um abraço com muita estima.

    ResponderEliminar
  13. obrigada pela visita em meu blog!
    esperava encontrar um belo comentario sobre o hallowen no seu blog ....porem achei a estorinha do diabinho coisa louca!Afinal todos temos dentro de nós esses serem neuróticos...rssr
    prometo te visitar as vezes, e espero sempre sua passadinha pelo meu...beijo grande...bye bia

    ResponderEliminar
  14. As fotos são ótimas, já que em Olinda está uma das maiores manifestações da cultura brasileira.

    ResponderEliminar
  15. Fiquei acompanhando avidamente o diálogo do talzinho (o diabinho) contigo! rsrs Adorei, mesmo! Só sua participação numa blogagem sobre a cultura brasileira já é mais que louvável!

    E já que ainda não tive o privilégio de conhecer a mais portuguesa de todas as cidades brasileiras, as fotos vão ajudando um pouquinho! :-)

    Parabéns pelas belas fotos e obrigado pela participação!

    Abraços!
    Juca

    ResponderEliminar
  16. E quem tira fotos como essas lá precisa escrever alguma coisa? :-)


    Excelente post.

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. É forte a influência da cultura portuguesa no Brasil, e não haveria de ser? (rs*) As cidades históricas estão aí com seus casarios para comprovar isso. Conheces Minas Gerais? Pão de queijo...ouviu falar? Estou brincando! Gostei do tom bem humorado do postezito! Beijus

    ResponderEliminar
  18. Que "legal" seu post...criativo e bem humorado. As fotos por si - já demonstram tudo. Parabéns!!

    ResponderEliminar
  19. Jorge adorei teu post! Diferente de tudo que andei lendo nesta blogagem coletiva! Muito original...parabéns viu!
    Queria muito agradecer a visita ao Alma Poeta. Obrigada de coração meu amigo!
    Um forte abraço e com certeza voltarei mais vezes aqui no teu cantinho!
    Serena

    ResponderEliminar
  20. Esse diabinho está com cara de ser o Saci Pererê hem ? Esses aí são danados que só eles :)

    Lindas as fotos !

    Eu já subi e desci várias vezes essa ladeira e é de tirar o fôlego nos dois sentidos.

    Em Portugal só estive em Lisboa e Sintra... amei e quero voltar assim que puder.

    Um abraço,

    Lys

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Adorei a sua postagem! Gostaria um dia de conhecer o seu País. Estou morando no Japão, meus filhos estão aprendendo sobre os portugueses, a colonização...que tal postar algumas fotos de seu país, adoraria conhecer! Virei te visitar mais vezes! bjs

    Aprendendo a Língua Japonesa

    ResponderEliminar
  23. Yoko

    Obrigado pela visita.

    Procure no arquivo do meu blog que tem alguns posts com imagens e vídeos de Portugal.
    O blog da Milouska também tem muita coisa de cultura portuguesa.

    ResponderEliminar
  24. Gostei muito da sua participação na blogagem coletiva, é mesmo muito difícil falar da cultura brasileira. Quase impossível, sem mencionar outros países. Estou atrasada (eu sei) mas os dias estão curtos e só agora estou conseguindo visitar quem participou da blogagem coletiva. Abraços meus...

    ResponderEliminar