quarta-feira, 15 de outubro de 2008

João Menéres expõe no Porto

O João Menéres é um AMIGO que visita regularmente este blog e escreve sempre comentários nos meus artigos.
É um apaixonado por fotografia e vai expor os seus trabalhos no próximo dia 24 deste mês, na Galeria dos Benfeitores da Santa Casa da Misericórdia do Porto, Rua das Flores nº 5, às 18 horas.
Enviou-me um convite.
Tenho muita pena de não poder estar presente para lhe dar o abraço de amizade - e de parabéns que ele merece - e de não poder, com ele, brindar com aquele néctar de que os portugueses tanto se orgulham, o verdadeiro e puro Vinho do Porto.
De qualquer forma, e usando esta maravilha que é a internet, daqui lhe endereço os meus votos do maior sucesso.

Resolvi pregar-lhe uma partida. Ou é uma homenagem ? Entendam como quiserem mas, por favor, nunca como uma adulteração do excelente trabalho do artista. Eu acho que foi uma maneira de mostrar o apreço que sinto pelo João Menéres.

Aqui reproduzo a magnífica foto que ilustra o Convite que ele me mandou :



Aqui fica o que o meu Mac e o Aperture fizeram, com meia dúzia de filtros:

E se fosse num dia de muito mais nevoeiro ?...



Ah não ... foi ao entardecer ...



Nah... aquilo era uma foto antiga ...



Mas como eu sou um apaixonado pelo preto e branco ...


7 comentários:

  1. Meio assarapantado estou !...
    Logo de manhã, bem cedo (eram 05.00h) abri o computador no BALEIAFRANCA (o Eduardo Lunardelli tinha-me prevenido que me ia fazer uma surpresa no blog do seu amigo Gepetto). E que vejo eu: a imagem do convite e eu (que, por falta de tempo, não conseguira escrever um texto para a Tertúlia Virtual dos dias 15 de cada mês) e eu, dizia, incluído no tema de hoje que é o VOAR !
    Agora, ao visitar este blog, que vejo eu :
    A imagem do convite (que mandara naturalmente) e que leio eu mais : Palavras(não merecidas) de uma gentileza extrema e de uma simpatia espontânea com que fiquei meio embriagado por tanta amabilidade.
    Palavras generosas, demasiado generosas para quem, na medida do possível, procura "dar-se" um bocadinho a algumas daquelas pessoas que constroem blogs fora do trivial, blogs onde a cultura predomina e que muito nos enriquecem diáriamente ou nos fazem sorrir como os Drops Azul Anis S (também do Eduardo) Mais há (expresso dalinha, absolutely,digit@lpixel, Bloco de Notas, etc). Em todos procuro deixar comentários todos os dias. Imagino a frustração que deve sentir o blogger com a ausência de comentários! Eu sei que os respectivos sitemeters lhes dizem que são muito visitados. Mas, isso é manifestamente insuficiente, francamente...
    Depois do jantar, Amigo Jorge Reis, tomarei um cálice de Vinho do Porto e bebê-lo-ei à sua saúde e à dos Amigos Eduardo, Gepetto, Jorge Pinheiro (que deve embarcar esta noite rumo ao Brasil), Cláudio Versianni, Lina Reis e da sempre bem disposta Roserouge. Um só cálice para todos e para outros alguns aqui não nomeados...
    Finalmente (e seguindo a sua enumeração) agradecer o trabalho que lhe mereceu este meu amanhecer na Cantareira e ter-me surpreendido com várias versões, cada uma em hora ou tempo diferente e até com mais nevoeiro !!!
    Emocionado estou, caro Amigo! O seu gesto, a sua atitude e as suas palavras são, na verdade, melhores e mais valiosas que qualquer Medalha de Ouro!
    Muito e muito obrigado e o meu Bem Haja.
    Um abraço comovido
    João.

    ResponderEliminar
  2. Jorge,

    muito merecida essa sua homenagem ao NOSSO amigo João.
    Agradeço sua participação nesta REVOADA da TERTULIA, e espero, como prometeu no Varal, não desaparecer mais!

    Ao João, se me permite, obrigado pelas palavras que só podem ser creditadas à nossa forte amizade.

    ResponderEliminar
  3. Bem, parabéns ao amigo... E fantástica foto! É claro e as variantes também! Parabéns.

    ResponderEliminar
  4. boa foto

    gostei...

    demonstra bem o voo dos passaros

    ResponderEliminar
  5. Beeeeeeeeeem...já tive oportunidade de comentar que esta foto é magnífica! Mas os "arranjos" estão demais!

    ResponderEliminar
  6. Independente dos tratos digitais, a foto é belíssima.

    ResponderEliminar
  7. Cheguei aqui e deparei-me emocionada pelo pio das gaivotas, que silenciosamente brindaram o João para tão bela foto!
    Delicioso momento!
    Cumprimentos a ambos!ao João, o maior sucesso!

    ResponderEliminar