sábado, 21 de março de 2009

O montado português (2)


A Águia Calçada

Águia de pequena dimensão, muito idêntica à Águia-de-asa-redonda. Bico curvo e garras possantes, cauda quadrada. As suas longas asas apresentam uma “mão” larga com 6 “dedos”. Existem dois tipos de coloração, uma clara e outra escura. Na versão clara, a parte inferior do corpo é branca com sombras acastanhadas e a face inferior das asas apresenta a mesma cor, contrasta com as penas de voo negras. Na versão escura, a parte inferior do corpo e das asas são castanho escuro, com penas de voo de cinzento escuro. (Fonte: Azibo)

O Porco Preto Alentejano

O Porco Preto Alentejano (Ibérico), é a última raça suína de pastoreio da Europa. Trata-se de uma raça diferente e única que hoje só se encontra no sudoeste da Península Ibérica. Esta, é sem dúvida uma raça excepcional e privilegiada pela natureza.

Percorrendo quilómetros, engolindo uns 10 quilogramas de bolotas por dia e tudo o que o montado de azinheiras e sobreiros lhe oferece - ervas, cogumelos, bichos - este omnívoro vai ganhar em dois a três meses cerca de 60 a 80 kg, que acrescentará aos 80 a 100 quilos iniciais.

Alternando longos períodos de caminhada sem parar de comer e sestas digestivas quando já não pode mais, andando até de noite quando há luar, o porco de raça alentejana vai "metabolizando" os frutos do montado, que melhor do que qualquer outro transforma em carne.

Em menos de dez anos, um animal em vias de extinção, com uma actividade essencialmente virada para o consumo de leitões ou de porcos para a matança e enchidos caseiros, passou à actividade organizada e orientada para a produção de produtos de qualidade. (Fonte: AgroNotícias)

O Rato de Cabrera

O rato-de-cabrera (Microtus cabrerae) é uma espécie de roedor da família Cricetidae. É o único roedor endémico da Península Ibérica. A reconversão do montado em zonas de regadio ou a sua sujeição a pastoreio intensivo podem constituir graves ameaças para a sua conservação.


6 comentários:

  1. Jorge,
    presunto do porco preto alentejano é uma delícia ... super gostoso :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Ellen
    Nem consegui respirar (rssss)
    E se acompanhado com um Pias Tinto .... para não falar no Pera Manca que, nos tempos que correm, é impensável (rsss)

    ResponderEliminar
  3. Jorge, ellen
    Que petisqueiros me saíram!!!...

    Marie

    ResponderEliminar
  4. Interessante, mas acho que é um dos poucos lugares que cria animais desta maneira. Muito bom.

    ResponderEliminar
  5. marie, eu sei que tu também gostas de petiscos...olha que eu já vi ehehehehe

    desculpe Jorge, dizer isto aqui à marie, mas assim fica também a saber que ela é bom garfo ehehehe

    beijinhos aos dois

    ResponderEliminar
  6. Podem continuar (rsss), mas cuidado com a linha (rsss)

    ResponderEliminar