O Pintor
Henri-Marie-Raymonde de Toulouse-Lautrec nasceu em uma família aristocrática, recebeu educação artística e foi um menino normal até os 14 anos, quando sofreu um acidente e fez uma fractura do fémur esquerdo. Menos de um ano depois, fracturou o direito. Os traumatismos, aliados a uma doença óssea congénita atrofiaram-lhe os membros inferiores e ficou praticamente anão, com dificuldades locomotoras.
Prostitutas, cabarés e cervejarias estão inevitavelmente associados ao nome de Henri de Toulouse-Lautrec, mas aquele que seria conhecido por retratar a vida boémia e sua degradação foi, no início de sua vida, um nobre.
Em 1872, em Paris, ingressou no Liceu Fontanes e, em 1881, depois de terminar o curso, decidiu tornar-se pintor. Um dos seus primeiros mestres, Léon-Joseph-Florentin Bonnat, defensor das normas académicas e contrário aos impressionistas, não gostava dos desenhos do seu aluno. Em 1883, Toulouse-Lautrec passou para o estúdio de Fernand Cormon, onde conheceu Van Gogh e Émile Bernard. Apesar do apoio do novo mestre, sentia a estética académica como algo cada vez mais restritivo.
Montou seu próprio estúdio e passou a frequentar o bairro boémio de Montmartre, em Paris, que tornaria célebre na sua obra. Ao contrário dos impressionistas, Toulouse-Lautrec tinha pouco interesse pelas paisagens e preferia os interiores. Pintou "Moulin Rouge", "Au salon de la rue des Moulins" e inúmeros retratos.
O seu estilo transgredia as proporções anatómicas e as leis da perspectiva em favor da expressividade. Os traços rápidos e as cores intensas sugeriam movimento. A simplificação do contorno e o uso de grandes áreas numa só cor caracterizam os seus cartazes, que estão entre as suas obras mais significativas.
A partir de 1892, Toulouse-Lautrec dedicou-se à litografia. Entre as mais de 300 que produziu, destaca-se a série "Elles", retratando a vida nos bordéis. Nessa época o artista já se tinha entregue ao alcoolismo. Em 1899, após um colapso nervoso, passou alguns meses num sanatório mas voltou a beber.
Henri de Toulouse-Lautrec morreu prematuramente, aos 36 anos, no castelo de Malromé em Gironde. Apesar da excepcional popularidade de seus cartazes publicitários e das numerosas litografias, o reconhecimento da importância estética de sua obra demorou a chegar.
Prostitutas, cabarés e cervejarias estão inevitavelmente associados ao nome de Henri de Toulouse-Lautrec, mas aquele que seria conhecido por retratar a vida boémia e sua degradação foi, no início de sua vida, um nobre.
Em 1872, em Paris, ingressou no Liceu Fontanes e, em 1881, depois de terminar o curso, decidiu tornar-se pintor. Um dos seus primeiros mestres, Léon-Joseph-Florentin Bonnat, defensor das normas académicas e contrário aos impressionistas, não gostava dos desenhos do seu aluno. Em 1883, Toulouse-Lautrec passou para o estúdio de Fernand Cormon, onde conheceu Van Gogh e Émile Bernard. Apesar do apoio do novo mestre, sentia a estética académica como algo cada vez mais restritivo.
Montou seu próprio estúdio e passou a frequentar o bairro boémio de Montmartre, em Paris, que tornaria célebre na sua obra. Ao contrário dos impressionistas, Toulouse-Lautrec tinha pouco interesse pelas paisagens e preferia os interiores. Pintou "Moulin Rouge", "Au salon de la rue des Moulins" e inúmeros retratos.
O seu estilo transgredia as proporções anatómicas e as leis da perspectiva em favor da expressividade. Os traços rápidos e as cores intensas sugeriam movimento. A simplificação do contorno e o uso de grandes áreas numa só cor caracterizam os seus cartazes, que estão entre as suas obras mais significativas.
A partir de 1892, Toulouse-Lautrec dedicou-se à litografia. Entre as mais de 300 que produziu, destaca-se a série "Elles", retratando a vida nos bordéis. Nessa época o artista já se tinha entregue ao alcoolismo. Em 1899, após um colapso nervoso, passou alguns meses num sanatório mas voltou a beber.
Henri de Toulouse-Lautrec morreu prematuramente, aos 36 anos, no castelo de Malromé em Gironde. Apesar da excepcional popularidade de seus cartazes publicitários e das numerosas litografias, o reconhecimento da importância estética de sua obra demorou a chegar.
Os Quadros
Querido Jorge, belíssimo texto... Aqui a cultura é palavra de ordem... Um grande abraço de carinho,
ResponderEliminarFernandinha
Excelente post, Jorge. Devo acrescentar que Toulouse-Lautrec vivia de facto num bordel (ou em vários...) e as meninas de lá chamavam-lhe "o biberão". I wonder why...
ResponderEliminarSin duda uno de mis pintores favoritos. El dinamismo de sus dibujos y la forma que tiene de captar la personalidad de los que retrata siempre me ha cautivado.
ResponderEliminarSaludos.
Esta tarde estive bastante tempo no MAC (Serralves).
ResponderEliminarPor isso, não sobrou o tempo para fazer um comentário como merece este seu trabalho.
Fica o meu abraço, junto das palavras da FERNANDA e o espírito da nossa sempre muito querida RR.
Não referi a excelente produção vídeo!!!
ResponderEliminarEstá um Mestre, Jorge. As minhas felicitações.
É uma ferramenta muito útil para vários fins.
Eu, quando for grande, hei-de aprender...
Jorge, muito bom este seu post. Eu acredito até que o mundo passou a ver Paris de uma outra maneira por causa do trabalho dele. Afinal, seu trabalho atravessou fronteiras e despertou curiosidade nas pessoas.
ResponderEliminarMas como sempre o reconhecimento chega sempre muito tarde.
Olá Jorge sou visitante de todos os dias de seus blog's gostaria de receber esse video de Toulouse Lautrec. Tem como vc me mandar por e-mail??o meu e-mail é misaelalves25@hotmail.com
ResponderEliminarFicaria muito satisfeito se vc puder me ajudar...
grande abraço e DEUS continui de Abençoando