sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O Pintor e o Quadro (9) - Neves e Sousa


O Pintor

Albano Silvino Gama de Carvalho das Neves e Sousa nasceu em 1921 em Matosinhos, Portugal.
Fez o curso do liceu em Luanda, Angola. Por motivos alheios à sua vontade deixou a sua Angola e fixou-se em Salvador, Bahia/Brasil, onde faleceu, em 11 de Maio de 1995.

Recebeu vários prémios: 1º prémio de aguarela da I Exposição de Artes Plásticas de Luanda; 2º prémio de pintura da Casa de Metrópole, em Luanda; medalha de bronze de "Caça e Pesca", Dusseldorf, Alemanha, 1954; 1º prémio, pastel, na exposição de artes plásticas da Câmara Municipal de Luanda, 1967; menção honrosa na Exposição Internacional de Desenho em Rijeka, Yugoslávia, 1970; medalha de ouro de desenho na Academia de Pontzen, Napóles, Itália, 1974.

Além de pintor, era também poeta e soube retratar como ninguém as belezas do povo e da terra de Angola, a sua grande paixão.
A sua obra pode ser vista em África e em países como Brasil, Portugal e Espanha.
O resultado de seu trabalho vinha das inúmeras viagens que fez e dos desenhos acompanhados por anotações que não deixavam que a memória de tudo o que via se perdesse no tempo.

Jorge Amado, em texto dedicado ao catálogo de uma das exposições do pintor, definiu-o como um artista completo, apaixonado e exigente.
Segundo Jorge Amado, Neves e Sousa incorporou-se na vida baiana de corpo e alma, não sabia guardar distância, viver isolado, sozinho. Era um ser solidário, um criador de arte nascida da intimidade com o povo.

A Poesia

ANGOLANO

Ser angolano é meu fado, é meu castigo
Branco eu sou e pois já não consigo
mudar jamais de cor ou condição...
Mas, será que tem cor o coração?

Ser africano não é questão de cor
é sentimento, vocação, talvez amor.
Não é questão nem mesmo de bandeiras
de língua, de costumes ou maneiras...

A questão é de dentro, é sentimento
e nas parecenças de outras terras
longe das disputas e das guerras
encontro na distância esquecimento!

(Neves e Sousa - Bahia)


Os Quadros

Mulheres de Angola - Neves e Sousa

14 comentários:

  1. Maravilhosa Postagem sobre um Artista português que não conhecia.
    Belissimas as suas Obras assim como o Poema.
    Fabuloso.
    Obrigado amigo Jorge por nos dar a conhecer Neves e Sousa.
    Grato pela visita e comentário.
    G.J.

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia Neves e Sousa.
    Excelente a sua postagem!

    ResponderEliminar
  3. Albano Neves e Sousa era-me conhecido.
    Já não digo o mesmo destas Mulheres de Angola.
    Isto sugeriu-me um outro pintor e ia fazer uma postagem no meu blog.Porém, o scanner está mal disposto e nega-se a dialogar com o Mac.
    Feitios...
    Fica para outra vez.

    Portanto, Jorge, deve entender que gostei muito de ver aqui um artista que cedo deixou a sua terra natal.

    ResponderEliminar
  4. Apesar de ser baiano e morar na Bahia, não conhecia este maravilhoso artista português. Me impressionou muito. Pesquisarei sobre ele.
    Jorge, gostaria que desse uma olhadinha no meus dois últimos textos.
    Grande abraço e continue nos ilustrando.

    ResponderEliminar
  5. Os meus pais têm uns quadros dele. Não aprecio, mas espero que se valorizem...

    ResponderEliminar
  6. Tenho vários quadros e caricaturas deste extraordinário homem, artista, gostaria de saber
    se há uma galeria de arte em Portugal onde se possam ver as suas obras, saber mais sobre os seus valores (não que esteja interessada em vender), pura informação,vivo no Algarve e não temos nada de N.e Sousa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a camara municipal de oeiras tem grande espolio de neves e sousa e faz exposicoes todos os anos e catalogos

      Eliminar
  7. Maravilhosos!! Adoro as tonalidades dos dois de cima, as expressões! Estão poderosos! Gosto!

    ResponderEliminar
  8. ola Neves e Sousa adorei os seus trabalhos tem um estilo muito proprio,gostaria que desse uma olhadela nos meus trabalhos tenho uma tecnica pessoal oleo com fogo ,visite em www.artbrunoloureiro23.blogspot.com deixe o seu comentario,obrigado

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde, como posso entrar em contacto consigo, meu email alexcorp.duarte@gmail.com, obrigado.

    ResponderEliminar
  10. Vivi muito de perto a vida de Alberto Neves e Sousa.em alguns momentos, como por exemplo, servi-lo
    em alguns restaurantes em que trabalhei em Luanda nas décadas de 60 e 70. Era um homem sorridente e sabia esperar à mesa. visitei algumas exposições suas em Luanda. Na primeira mostra ele estava perto da saída e eu elogiei o seu trabalho nos...15 quadros - eu creio -, ele me reconheceu do restaurante, esboçou um leve sorriso, dizendo: Ainda há lugar para mais um elogio. Foi um momento único, porque Neves e Sousa não ficava esperando elogios. ele tinha noção do valor do seu trabalho e dialogava mais com gente do seu ramo, ou com pessoas que entendiam melhor a sua linguagem sobre arte, viagens, exposições e vendas. Um abraço ao autor desta magnífica postagem, e para Miguel Anacoreta Correia pelos dados que eu tive o prazer de colher, para um artigo no R S LETRAS na integra página CARAVELA, para o mês de maio próximo. Grato a todos que contribuíram

    ResponderEliminar
  11. Moro em Salvador , Bahia,Brasil e tenho dois quadris de Neves e Souza e gostaria de vendê-los . Meu email kikateixeira.cesob@gmail.com

    ResponderEliminar
  12. Em Luanda Angola, na fachada lateral de um prédio perto da Mutamba existe um mosaico de Neves e Souza em ladrilhos azuis e brancos que eu e José Pino montamos. Quem sou eu para falar do Artista "Neves e Souza" como era conhecido em Luanda. Saudades.

    ResponderEliminar