sábado, 31 de janeiro de 2009

Viana do Castelo


Viana do Castelo é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Viana do Castelo, na região norte.
É sede de um município com 314,36 km² de área e cerca de 36.750 habitantes no seu núcleo urbano e 83 mil em todo o concelho, subdividido em quarenta freguesias.
O município é limitado a norte pelo município de Caminha, a leste por Ponte de Lima, a sul por Barcelos e Esposende e a oeste tem litoral no Oceano Atlântico.
As origens do povoamento remontam a antes da era cristã como o comprovam as ruínas de um castro ou citânia no alto da colina de Santa Luzia.
Recebeu o seu primeiro foral do rei Afonso III de Portugal em 1258 e o nome de Viana da Foz do Lima em razão da sua localização geográfica.
Em 1848 foi elevada a cidade por decreto de Dona Maria II, tendo visto então a sua designação alterada para Viana do Castelo.

8 comentários:

  1. Pois o ir e voltar por vezes torna-se dificil. Boas fotos

    Carlos

    ResponderEliminar
  2. Cidade bonita, encantadora e com uma vista maravilhosa. Sinceramente, aconcelho-a a quem gostar de apreciar uma bela paisagem e de disfrutar de uns belos momentos junto à marina!

    ResponderEliminar
  3. Olá carissimos;

    Sou do distrito de Viana do castelo, embora de momento não esteja lá a viver.

    E estou chateado com a medida do seu presidente da Câmara, Defensor Moura, pela abolição das corridas de toiros (touradas).

    Tenho um texto acerca disso no meu blog, se merecer a vossa visita, agradeço.

    http://minho-online.blogs.sapo.pt/

    Título do texto: Defensor Moura e as (suas) touradas

    ResponderEliminar
  4. Comentário de um vianense quanto à acção directa
    do presidente da junta de Santa Maria Maior,
    no Largo do Bairro Jardim:

    " Meu caro senhor Bizarro, você tem a sensibilidade de um calhau.

    Então matam-se árvores assim a eito?!

    Espero que a sua vida futura seja o espelho do crime covarde que cometeu
    no Largo do Bairro Jardim.

    Nunca mais o PCP vê um voto meu."

    O Bizarro matou 6(seis)árvores saudáveis e belas
    com mais de 50(cinquenta) anos cada...
    Duas delas raras.

    ResponderEliminar
  5. OlÁ caríssimo:

    Sou Brasileiro, moro na Cidade de Foz do Iguaçu e tenho admiração por Portugal, especialmente por Viana do Castelo, pelo fato de meus bisavôs terem nascidos em Viana e terem vindos no inicio dos anos de 1900 para o Brasil onde estabeleceram a numerosa e maravilhosa familia GARCIA; e segundo consta deixado irmãos e tios em Viana do Castelo.
    Não tive ainda a satisfação de conhecer Portugal e Viana do Castelo mas como diz a canção do vídeo acima "se meu sangue não me engana, havemos de ir a Viana"

    Abraços aos Irmãos Portugueses.

    Gilson Garcia

    e-mail hjgt.v@hotmail.com

    ResponderEliminar
  6. De facto, Viana do Castelo é uma cidade muito bonita, com uma arquitectura fantástica, uma gastronomia de sonho, as pessoas são afáveis e gostam e sabem receber quem as visita. Mas como não há bela sem senão, a Policia de Segurança Publica em vez de promover acções de sensibilização, opta pela via mais fácil, a caça a multa de forma desmesurada.Os senhores que chefiam a PSP de Viana não acham um exagero? Deixo aqui este pequeno comentário para reflexão.

    ResponderEliminar
  7. Gostario de saber se alguem conhece uma rapariga luso francesa de nome Benedite, que a data de 1995 residia em ponte de lima, é que eu tenho tentado procurar em varias redes sociais mas não tenho conseguido, se alguem souber ou conhecer a Benedite peça para contactar o João que reside na ilha da madeira, que nos conhecemos numas ferias que Benedite vei passar ca.
    Jsip@iol.pt

    ResponderEliminar