terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Tinha que ser


Tinha que ser. Eu tenho mesmo que falar nele, embora a princípio, tivesse jurado que não o iria fazer.

Há muito tempo que não via tanto alarido. Rádio, televisão, jornais, revistas cor de rosa...
Sou leitor assíduo do Público Online. Creio que nunca vi tantos blogues referenciando uma notícia. Trinta e um blogues esta manhã.
Pena que o rapaz não tivesse escrito previamente o "discurso" de tomada de posse (desculpem: de aceitação do prémio).
Aquela do "espero cá voltar outra vez" não me caíu lá muito bem.

E quem ganhou afinal ? Sócrates, claro !
Uma noite, vários dias, em que não se vai falar do estado caótico da economia, nas "habilidades" dos boys, nas dificuldades das famílias, no desemprego, nas obras públicas sem concurso... Até o "Pós das Contas" se rendeu. Imaginem !

Correndo o risco de me repetir demasiado, volto a reproduzir um velho poema de Chico Buarque que há dias publiquei aqui no blogue, dentro de outro contexto.
Façam as devidas adaptações.

Meu caro amigo me perdoe, por favor
Se eu não lhe faço uma visita
Mas como agora apareceu um portador
Mando notícias nessa fita

Aqui na terra tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol

Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta

Muita mutreta pra levar a situação
Que a gente vai levando de teimoso e de pirraça
E a gente vai tomando e também sem a cachaça
Ninguém segura esse rojão

Meu caro amigo eu não pretendo provocar
Nem atiçar suas saudades
Mas acontece que não posso me furtar
A lhe contar as novidades

É pirueta pra cavar o ganha-pão
Que a gente vai cavando só de birra, só de sarro
E a gente vai fumando que, também, sem um cigarro
Ninguém segura esse rojão

Meu caro amigo eu quis até telefonar
Mas a tarifa não tem graça
Eu ando aflito pra fazer você ficar
A par de tudo que se passa

Muita careta pra engolir a transação
E a gente tá engolindo cada sapo no caminho
E a gente vai se amando que, também, sem um carinho
Ninguém segura esse rojão

Meu caro amigo eu bem queria lhe escrever
Mas o correio andou arisco
Se me permitem, vou tentar lhe remeter
Notícias frescas nesse disco

Aqui na terra tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol

Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta

A todo o pessoal
Adeus


(Chico Buarque)

8 comentários:

  1. Pois é.
    Tudo lhe serve e todos o servem.
    Até a Fátima Campos Ferreira...

    ResponderEliminar
  2. sou um gaucho semianalfabeto e nao entendi direito - chico é chico e a foto parece de um jogador de futebol..mas isso é pura midia - eu trago para a varzea e ele nem toca na bola. desculpe se me equivoquei mas falamos a mesma lingua mas as conotaçoes sao diferentes.

    ResponderEliminar
  3. Estava a espreitar o blogue do Fernando Oliveira e vim parar aqui. E ainda bem!

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. É bem verdade.

    Hoje como sempre, o futebol a desviar as atenções do que realmente é importante.

    O poema vem mesmo a propósito:
    "A coisa aqui está preta!..."

    ResponderEliminar
  5. Caro Jorge
    Acho que este merecido prémio, foi obra deste (des)governo.
    Este "inginhieiro" é bem capaz de dizer que é OBRA dele como fez com a baixa do petrólio e a baixa da Euribor...
    Sócrates já se aproveito da ressaca do prémio e anunciou hoje algo que vai piorar ainda mais a vida de quem estiver à porta da reforma, ou estarei enganado?.
    Grande abraço
    G.J.
    O que mais nos irá acontecer

    ResponderEliminar
  6. Só posso dizer que o post é excelente!!!
    Oportuno e ... tudo dito!
    ................
    ( E era das chaminés que saía o preto...)
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Artigo com poema a condizer...
    Que mais nos irá acontecer???!!!
    Bjo,

    Milouska

    ResponderEliminar
  8. OLÁ JORGE
    BOA OBSERVAÇÃO.
    É COM ESTAS E COM OUTRAS QUE ELES TRAZEM O POVO ENTRETIDO SEM PENSAR NOS VERDADEIROS PROBLEMAS DO PAÍS.
    ENFIM...É A IGNORANCIA DE UM POVO
    F F F... 3 Fs
    SEM MAIS COMENTÁRIOS!!!

    ResponderEliminar